skip to Main Content

Dia D contra Influenza: 55 mil vacinas aplicadas em Goiás

Grupos prioritários foram vacinados em mais de 900 salas de imunização abertas no Estado ao longo do último sábado


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 16/04/2024 - 16:00

Umberlinda Andrade, durante vacinação contra a gripe, em Aparecida de Goiânia. Foto: Aline Rodrigues

Goiás finalizou o Dia D da vacinação contra a Influenza, no sábado (13/04), com mais de 55 mil doses da vacina aplicadas. Mais de 900 salas de imunização espalhadas pelo Estado ficaram abertas ao longo do dia para garantir a proteção de mais de 2,5 milhões de pessoas elegíveis à vacinação, conforme as determinações do Ministério da Saúde.

Com esse montante obtido no Dia D, a campanha elevou para 343.163 o total de doses aplicadas, desde o início da vacinação contra a Influenza deste ano, em 22 de março (22/03), assim distribuídos: 330.681 receberam a dose única; 12.063 a primeira dose; e 419 a segunda dose. Esse universo representa uma cobertura vacinal de 14,51% do público-alvo, de 2.596.215 pessoas dos grupos prioritários.

Entre eles, os idosos, aos quais se enquadram Umberlinda Tomás Andrade, de 75 anos, e o marido, Antônio Ferreira de Andrade, de 83. O casal de aposentados é morador do Parque Trindade, em Aparecida de Goiânia, e aproveitou a oportunidade para se vacinar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia, onde contaram com a presença do Zé Gotinha. “Estamos juntos há 65 anos e todos os anos vamos vacinar juntos”, destacou Umberlinda.

Quem também aproveitou a mobilização foi Brenda Araújo, mãe do João Miguel, de 4 anos. Além do imunizante contra a Influenza, o pequeno também recebeu as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. “Aproveitei a campanha, que abre essa exceção, já que eu não consigo vir durante a semana, para aplicar a vacina da gripe e as que estavam atrasadas. Fiquei muito feliz”, garantiu.

Segundo a gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles, apesar do aumento na procura no fim de semana, a cobertura vacinal contra a influenza ainda é considerada baixa no Estado e em todo o país. “A nossa cobertura vacinal para a gripe em 2024 está pouco acima dos 12% que tínhamos antes do Dia D. Precisamos reforçar junto à população a necessidade de garantir a dose da vacina para essas pessoas, que estão mais vulneráveis às formas graves da doença, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag)”, destacou.

A vacinação contra a gripe foi antecipada este ano, em Goiás, tendo início no dia 22 de março. O objetivo é justamente evitar o aumento de casos e óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza, tendo em vista que o vírus da doença é mais incidente nesta época do ano. A campanha é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da SES-GO, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, e segue até o final de maio no Estado. “Quem não teve oportunidade de procurar no Dia D deve procurar uma unidade de saúde durante a semana para garantir a vacinação”, reforçou a gerente de Imunização.