Skip to content

Vila Nova recebe R$ 943 mil em emendas de vereadores

Sete parlamentares destinaram recursos para custeio e fomento das atividades da Nação Colorada, incluindo Romário Policarpo, segundo vice-presidente do clube


Lucas de Godoi Por Lucas de Godoi em 16/01/2026 - 11:57

Emendas parlamentares foram direcionadas ao custeio de ações executadas pela Nação Colorada (Foto: Divulgação / Vila Nova)

Entidade ligada ao Vila Nova recebeu R$ 943.216,58 em emendas parlamentares impositivas previstas no orçamento de Goiânia. Levantamento das indicações incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) mostra que organização identificada como Nação Colorada recebeu recursos públicos destinados por sete parlamentares ao custeio e fomento de suas atividades. O presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo (PRD), é dirigente do clube e reservou a segunda maior quantia.

A maior emenda partiu do vereador Tião Peixoto (PSDB), que indicou R$ 500 mil para a entidade. Na sequência aparecem Policarpo, segundo vice-presidente do clube, com R$ 151.608,29. Vice-presidente da Câmara Municipal, Anselmo Pereira (MDB) destinou R$ 100 mil.

A Nação Colorada também recebeu R$ 60 mil da cota de Thialu Guiotti (Avante) e R$ 50 mil de  Aava Santiago (PSDB). Geverson Abel também apontou R$ 50 mil, enquanto Henrique Alves completou a lista com R$ 31.608,29. Todos os valores constam como emendas impositivas, mecanismo que garante execução obrigatória pelo Poder Executivo, desde que atendidos os requisitos legais.

As emendas foram classificadas como destinadas ao custeio e ao fomento das atividades desenvolvidas pela entidade. Esse tipo de destinação é comum no modelo de emendas impositivas, que permite aos parlamentares indicar recursos para associações e organizações sem fins lucrativos.

Na emenda de Policapo, a verba é direcionada para “manutenção, custeio de compra de itens como aparelho de ultrassom, bolas, aparelhos de academia, monitores e outros”.

Aporte aos clubes

Na gestão do ex-prefeito Rogério Cruz (SD), os clubes de futebol da capital receberam recursos e benefícios fiscais da Prefeitura de Goiânia, após articulação de Romário Policarpo junto ao então secretário de Governo Jovair Arantes.

Em 2024, foram repassados R$ 2 milhões a quatro times em troca de publicidade em jogos do Campeonato Goiano 2024. Na época, foi informado que os recursos aplicados eram oriundos de sobras do duodécimo da Câmara Municipal.

Em 2023, a Câmara aprovou projeto de lei que compensou débitos dos clubes com o Município, no valor total de mais de R$ 64 milhões. Os clubes também são isentos de IPTU na capital.

Leia mais:
https://tribunadoplanalto.com.br/presos-dois-integrantes-de-torcida-do-vila-nova-acusados-de-tentativa-de-homicidio/

Pesquisa