A modelo brasileira Gisele Bündchen contou que decidiu abandonar a dieta vegana depois de enfrentar dificuldades para manter o equilíbrio nutricional. O relato está no livro Nutrir: Receitas Simples para Corpo e Alma, em que ela revisita hábitos alimentares adotados ao longo dos anos.
Segundo Gisele, apesar de ter seguido uma alimentação baseada em plantas por bastante tempo, o corpo começou a dar sinais de que algo não estava funcionando bem. Entre os principais incômodos, ela destacou problemas digestivos, como inchaço e gases, associados ao consumo elevado de leguminosas ricas em proteína, como o feijão.
Outro ponto de atenção foi a dificuldade em manter níveis adequados de ferro. Mesmo com suplementação e acompanhamento profissional, a modelo afirmou ter apresentado quadros de anemia durante o período em que seguia a dieta estritamente vegana.
A mudança veio por orientação médica. A recomendação foi reintroduzir proteínas de origem animal de forma equilibrada. “Aprendi a ouvir meu corpo e fazer o que é melhor para ele”, relatou.
Hoje, Gisele adota uma alimentação flexível: cerca de 80% da dieta é composta por alimentos de origem vegetal, enquanto os outros 20% incluem proteínas animais. Ela também afirma priorizar alimentos orgânicos e menos processados no dia a dia.














