O prefeito Sandro Mabel confirmou, nesta segunda-feira (6), a continuidade da parceria entre a Prefeitura de Goiânia e o Governo Estadual para melhorias na saúde pública. Durante o balanço do Gabinete de Crise, Mabel destacou o pagamento integral, nesta terça-feira (7), aos profissionais de saúde contratados e as negociações para regularizar dívidas com fornecedores. A medida visa manter o funcionamento de serviços essenciais e garantir o abastecimento de medicamentos e ambulâncias.
Entre os avanços alcançados pela parceria, Goiânia zerou a fila de espera por leitos de UTI nos últimos 12 dias e reduziu em 79% os pedidos de vagas hospitalares. A atuação conjunta também garantiu a aquisição de 232 mil medicamentos e ampliou o número de ambulâncias disponíveis. “A união entre município e Estado mostrou que é possível alcançar grandes resultados. Estamos focados em manter essa integração para consolidar os avanços na saúde”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizer, ressaltou que o Gabinete de Crise foi essencial para evitar mortes e melhorar a eficiência no atendimento. Já o secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, destacou que nenhum paciente aguardou mais de 24 horas por vaga de UTI. Além disso, está em planejamento a implantação do Samu macro-regional, com apoio de consórcios municipais para ampliar o acesso ao serviço.
Com 444 leitos de UTI disponíveis, a taxa de ocupação é de 74%, e o número de internações autorizadas mais que triplicou em dezembro. O balanço também apontou avanços no transporte sanitário, com o aumento das Unidades de Suporte Básico e Avançado e novas contratações para atender as demandas das UPAs e do SAMU. “Estamos negociando com fornecedores e investindo para manter os serviços funcionando plenamente”, disse Mabel.
A Prefeitura ainda destacou o fortalecimento de equipes técnicas. Entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, foram credenciados mais de 140 profissionais para reforçar o atendimento. Outros profissionais, como farmacêuticos, biomédicos e técnicos de raio-x, também foram contratados, mostrando o compromisso com a saúde pública de qualidade para a população goianiense.