skip to Main Content

Goiás em alerta: Fim de semana com calor intenso, ventos fortes e risco elevado de incêndios


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 31/08/2024 - 18:02

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
(Foto: Agência Brasil)

Goiás se prepara para um fim de semana de temperaturas escaldantes e ventos intensos, elevando o risco de incêndios em todo o estado. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os termômetros podem atingir a marca de 39°C em algumas regiões, com ventos de até 60 km/h.

As regiões Oeste e Norte do estado serão as mais afetadas, com máximas de 39°C e mínimas de 20°C. A onda de calor, típica deste período, intensifica a circulação de ar e provoca rajadas de vento, como explica André Amorim, gerente do Cimehgo.

Em todo o estado, as temperaturas devem ficar de 2 a 5 graus acima do normal. Em Goiânia, a previsão é de mínima de 17°C e máxima de 33°C, com umidade relativa do ar entre 16% e 60% e possibilidade de ventos fortes.

A combinação de calor intenso, baixa umidade e ventos fortes cria um cenário propício para incêndios. André Amorim alerta para a gravidade da situação, ressaltando que a maioria dos focos de incêndio são causados por ação humana. Em 2024, Goiás já registrou mais de 8 mil incêndios, com mais de 1.400 focos de calor monitorados nos últimos três dias.

O Cimehgo emitiu um alerta para a baixa umidade relativa do ar, que pode chegar a 16% em algumas regiões. Mais de 100 municípios, incluindo Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Caldas Novas, estão em estado de alerta.

 

Leia também