skip to Main Content

Governador participa do encerramento das celebrações da Semana Santa na cidade de Goiás

Chefe do Executivo Estadual anunciou recuperação do teto da Igreja Matriz de Sant’Ana durante missa de Páscoa, recebeu a Folia do Espírito Santo no Palácio Conde dos Arcos e assinou termo para retomada das Cavalhadas em 11 e 12 de outubro

Por Redação Tribuna do Planalto - 17/04/2022

Da redação

O governador Ronaldo Caiado assinou neste domingo (17/04) o termo de compromisso para o retorno das Cavalhadas na cidade de Goiás e a inclusão do município no circuito que é realizado em todo o Estado. Acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, o chefe do Executivo ainda recebeu no Palácio Conde dos Arcos a Folia do Espírito Santo e participou da missa de Páscoa na Igreja Matriz de Sant’Ana.

“Estamos resgatando uma tradição”, afirmou o governador ao assinar o termo de compromisso. O evento está marcado para os dias 11 e 12 de outubro. “A cidade de Goiás, depois de 70 anos, vai assistir o retorno das Cavalhadas. É uma festa muito bonita. Se Deus quiser, quero estar aqui à frente para que a gente possa fazer um grande festejo”, acrescentou Caiado.

O documento também foi referendado pelo titular da Secretaria de Estado de Cultura, César Moura. “É mais uma data para podermos investir no turismo da cidade de Goiás, movimentando a economia e a cultura do município”, ressaltou o secretário. O prefeito do município, Aderson Gouvea, agradeceu o governo pelas parcerias. “A cidade de Goiás é patrimônio mundial, está completando quase 300 anos de história e muita coisa boa tem acontecido por aqui”, afirmou. “Assim temos de continuar andando com o povo e fazendo parcerias”, sublinhou.

A assinatura do termo foi realizada durante a passagem da Folia do Espírito Santo no Palácio Conde dos Arcos, outra tradição que o governador retomou no primeiro ano do seu mandato, após décadas de interrupção. “A primeira casa visitada é o Palácio. Faço questão de aqui estar, recepcionar todas as pessoas. Depois a folia continua, com a coroa do Divino, abençoando cada residência e assim mantendo nossa história em Goiás”, disse Caiado.

A Folia do Divino é uma tradição realizada na cidade de Goiás desde o século XIX. É formada de devotos que carregam as insígnias do Espírito Santo, levando a mensagem do Cristo ressuscitado. Durante três dias, começando pelo Domingo de Páscoa, os foliões percorrem as casas, rezando, abençoando e angariando donativos.

Domingo de Páscoa

Antes de receber a folia, Ronaldo Caiado participou, na Igreja Matriz de Sant’Ana, da celebração da missa de Páscoa. Na oportunidade, ele afirmou que o domingo de páscoa é “dia de comemorar a vida” e que neste ano a data tem maior simbolismo porque estamos superando a pandemia da covid-19. Na celebração, o governador anunciou ainda que o Estado vai se responsabilizar pela reparação e recuperação do teto da Igreja Matriz de Sant’Ana. “Vamos torná-la cada vez mais bonita e aconchegante para todos que vem aqui”, garantiu o chefe do Executivo.

“Agradeço o governador por tamanha sensibilidade. Aqui temos uma grande riqueza cultural e não podemos deixar isso morrer. Cultura é vida”, afirmou o Pároco da Igreja Matriz de Sant’Ana, padre Augusto Cezar Silva Pereira.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top