Lando Norris conquistou neste sábado (7) a pole position para o GP de São Paulo de Fórmula 1. O piloto da McLaren foi o mais rápido em uma classificação marcada pela forte chuva e garantiu, pelo terceiro ano consecutivo, o primeiro lugar no grid em Interlagos.
A sessão começou às 15h (de Brasília), mas foi interrompida poucos minutos depois devido às condições adversas da pista. A chuva intensa provocou bandeira vermelha e deixou a classificação paralisada por cerca de uma hora e 24 minutos. O treino foi retomado às 16h26 e terminou por volta das 17h30. Norris registrou 1min27s470 no Q3 e superou George Russell, da Mercedes, que marcou 1min27s674. Kimi Antonelli ficou com o terceiro melhor tempo, seguido por Charles Leclerc e Liam Lawson.

Chuva provoca paralisação em Interlagos
A classificação foi interrompida ainda no Q1, depois de apenas pouco mais de dois minutos de atividade. A quantidade de água acumulada no circuito e a baixa visibilidade impediram a continuidade dos trabalhos.
Durante a espera, o carro de segurança percorreu o traçado para avaliar as condições de pista. A retomada só foi autorizada às 16h26, quando os pilotos voltaram ao circuito ainda sob chuva forte. As condições também influenciaram diretamente o desempenho dos brasileiros. Gabriel Bortoleto, da Audi, bateu no Q1 e terminou a sessão na 19ª posição do grid após ser beneficiado por punições aplicadas a outros pilotos.
Rafael Câmara, que faz sua estreia na Fórmula 1 pela Haas neste fim de semana, avançou ao Q2. O brasileiro chegou a registrar o 13º melhor tempo, mas bateu no fim da segunda parte da classificação e provocou uma nova bandeira vermelha. Com as punições à frente, ele largará em 11º.
Punições alteram posições no grid
O resultado da classificação sofreu alterações por conta de punições relacionadas a componentes das unidades de potência.
George Russell recebeu uma penalidade de cinco posições e, apesar de ter terminado a classificação em segundo, largará em sétimo. Charles Leclerc perdeu dez posições e sairá em 14º.
Max Verstappen, Lewis Hamilton e Sergio Pérez terão de largar do fim do grid. Verstappen recebeu punição por exceder os limites de componentes de sua unidade de potência, enquanto Hamilton e Pérez também sofreram penalidades relacionadas a trocas de componentes. Com as alterações, Kimi Antonelli assume a primeira fila ao lado de Norris. Liam Lawson larga em terceiro, seguido por Nico Hülkenberg e Isack Hadjar.
Confira o grid de largada do GP de São Paulo
- Lando Norris — McLaren
- Kimi Antonelli — Mercedes
- Liam Lawson — Racing Bulls
- Nico Hülkenberg — Audi
- Isack Hadjar — Red Bull
- Oliver Bearman — Haas
- George Russell — Mercedes*
- Fernando Alonso — Aston Martin
- Alexander Albon — Williams
- Oscar Piastri — McLaren
- Rafael Câmara — Haas
- Arvid Lindblad — Racing Bulls
- Carlos Sainz — Williams
- Charles Leclerc — Ferrari*
- Franco Colapinto — Alpine
- Pierre Gasly — Alpine
- Lance Stroll — Aston Martin
- Valtteri Bottas — Cadillac
- Gabriel Bortoleto — Audi
- Max Verstappen — Red Bull*
- Sergio Pérez — Cadillac*
- Lewis Hamilton — Ferrari*
* Posição alterada por punição.
Onde assistir
O Grande Prêmio de São Paulo será disputado neste domingo (8), às 14h (de Brasília), no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.
A prova pode ser conferida nos canais pagos da Rede Globo como SporTV e SporTV multicanais. Além disso, a corrida está disponível na plataforma da F1.













