A corrida eleitoral em Jataí, no sudoeste de Goiás, promete ser intensa, com o atual prefeito Humberto Machado (MDB) liderando as intenções de voto. Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Goiás Pesquisas nesta quarta-feira (4), seria reeleito com 45,02% das intenções de voto, caso as eleições fossem realizadas hoje. O atual vice-prefeito, Geneilton Assis (PL), segue na segunda posição com 34,83%.
O levantamento foi feito de forma estimulada, em que os eleitores são apresentados aos nomes dos candidatos. Em terceiro lugar, aparece a candidata do PT, Soraia Rodrigues, com 6,72% das intenções de voto. Os votos em branco ou nulos somam 5,72%, e 7,71% dos eleitores se dizem indecisos.
Machado, que busca seu sexto mandato como prefeito, foi eleito pela primeira vez em 1996, reeleito em 2000, retornou ao cargo em 2008 e garantiu uma nova reeleição em 2012. Após um intervalo fora do comando municipal, voltou à prefeitura em 2020 e agora tenta consolidar mais um mandato.
Por outro lado, Geneilton Assis, atual vice-prefeito, tenta alçar voos maiores e chegar ao comando da cidade. Assis conta com o apoio de figuras importantes do PL, como o deputado federal Gustavo Gayer e o senador Wilder Morais, além de ter recebido a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu lançamento de pré-candidatura.
Levantamento espontâneo e rejeição dos candidatos
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não recebem uma lista de candidatos, Humberto Machado continua à frente com 30,85%, enquanto Geneilton Assis aparece com 23,38%. Soraia Rodrigues tem 1,24% das intenções de voto, e 40,30% dos eleitores ainda se declaram indecisos.
A pesquisa também revelou os índices de rejeição dos candidatos: Soraia Rodrigues e Humberto Machado empatam tecnicamente na liderança da rejeição, com 25,62% e 23,88%, respectivamente. Geneilton Assis tem 11,69% de rejeição. A maior parte dos eleitores (35,57%) afirmou que não rejeita nenhum dos candidatos, enquanto 1,99% rejeitam todos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) sob o protocolo GO–06969/2024.