Skip to content

Justiça Eleitoral suspende pesquisa que colocava Fred Rodrigues na liderança em Goiânia


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 05/10/2024 - 17:33

Fred Rodrigues, ex-deputado estadual que concorre as eleições em 2024 (Foto: Alego)

A Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação da pesquisa GO-05750/2024, realizada pelo Instituto Veritá sobre a sucessão municipal em Goiânia, após acatar ação da coligação União por Goiânia. A suspensão ocorreu devido a inconsistências no relatório registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo a ausência de informações sobre os bairros pesquisados e a falta de divisão por regiões da cidade.

O juiz Otacílio de Mesquita Zago, da 002ª Zona Eleitoral de Goiânia, atendeu ao pedido da coligação ao constatar que a pesquisa não seguiu preceitos fundamentais de um levantamento de opinião pública, o que poderia influenciar de forma inadequada a decisão dos eleitores. O levantamento apresentava o ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL), na liderança da corrida eleitoral.

Na decisão que concedeu tutela provisória de urgência, o magistrado observou, ao consultar o Sistema de Pesquisas Eleitorais do TSE, que o estudo do Instituto Veritá não apresentava detalhes dos bairros pesquisados. Zago destacou que, em uma cidade do porte de Goiânia, onde existem redutos eleitorais favoráveis a diferentes candidatos, é essencial que a coleta de dados seja realizada de forma homogênea.

Além disso, a decisão ressaltou que o levantamento não fez uma divisão da cidade por regiões, o que compromete a capacidade do eleitor de realizar uma análise crítica dos resultados. “Nesse aspecto, a pesquisa não oferece a segurança esperada, justificando a atuação imediata da Justiça Eleitoral para garantir a lisura do processo eleitoral e a igualdade entre os candidatos”, afirmou o juiz.

A pesquisa do Instituto Veritá, divulgada na última sexta-feira (4), foi a única a apresentar resultados divergentes em relação à disputa pela Prefeitura de Goiânia. Nos demais levantamentos divulgados nesta reta final do primeiro turno, Sandro Mabel (União Brasil) aparece na liderança, seguido por Adriana Accorsi (PT), Fred Rodrigues (PL) e Vanderlan Cardoso (PSD).

Pesquisa