Skip to content

Levar o pet nas férias virou prioridade para milhares de brasileiros; entenda o que vai mudar

Pesquisa nacional pretende identificar as necessidades de quem viaja com cães e gatos e ajudar a ampliar a oferta de serviços em hotéis e destinos turísticos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 23/06/2026 - 15:30

Levar o pet nas férias virou prioridade para milhares de brasileiros; entenda o que vai mudar
(Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Levar o cachorro ou o gato nas férias deixou de ser exceção e se tornou um hábito para milhares de brasileiros. O crescimento desse comportamento fez o Ministério do Turismo lançar uma pesquisa nacional inédita para mapear o mercado pet friendly e entender como hotéis, restaurantes e destinos turísticos podem se adaptar melhor às necessidades desse público.

A iniciativa busca reunir informações tanto de prestadores de serviços turísticos quanto de tutores de animais de estimação. O objetivo é traçar um panorama do setor, identificando desafios, oportunidades e o potencial econômico de um mercado que cresce ano após ano no país.

Nos últimos anos, os pets passaram a ocupar um papel cada vez mais importante dentro das famílias brasileiras. Para muitos tutores, viajar sem os animais deixou de ser uma opção, o que impulsionou a procura por hospedagens e estabelecimentos preparados para receber cães e gatos.

Apesar do avanço, ainda existem dificuldades. Muitos turistas relatam a falta de informações sobre locais que aceitam animais, além da ausência de padronização nos serviços oferecidos. Em algumas cidades, a oferta de espaços adequados ainda é limitada, dificultando o planejamento das viagens.

Com os resultados da pesquisa, o governo pretende desenvolver políticas públicas, incentivar investimentos e orientar o setor turístico para que o Brasil se torne cada vez mais preparado para receber visitantes acompanhados de seus animais de estimação.

A expectativa é que o levantamento também contribua para fortalecer um segmento que movimenta a economia e abre novas oportunidades para hotéis, pousadas, bares, restaurantes e atrações turísticas. Afinal, à medida que os pets se consolidam como membros da família, cresce também a demanda por destinos que acolham toda a família — incluindo os de quatro patas.

Quer participar da pesquisa? Clique aqui.

Leia mais:

Camisa do penta entra em lista das mais feias da história

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa