Skip to content

Mabel libera R$ 11 milhões em emendas da Saúde e montante executado supera R$ 27 milhões

Recursos contemplam 90 indicações de vereadores e ampliam repasses já executados pela gestão em 2025


Lucas de Godoi Por Lucas de Godoi em 14/08/2025 - 07:36

Câmara de Goiânia aprova licença de Sandro Mabel para viagem particular à Itália
Ritmo de execução das emendas coincide com desgaste na Câmara; administração descarta relação e diz que segue calendário do Paço (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Goiânia vai pagar R$ 11,23 milhões em emendas parlamentares impositivas para a área da Saúde, contemplando 90 indicações de vereadores. Os recursos foram suplementados em despacho publicado nesta terça-feira (12), e serão destinados após trâmites internos para pagamento. Com esse repasse, o montante de emendas já executadas em 2025 alcança quase R$ 27 milhões, somando-se aos R$ 16,18 milhões executados anteriormente em outras áreas pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Captação (Secap).

Do total liberado para a Saúde, R$ 8,3 milhões irão para organizações sociais e R$ 2,8 milhões serão aplicados diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em ações e serviços próprios.

A medida foi formalizada pelo Decreto nº 115/2025, com listagem fornecida pela administração das indicações de 90 emendas de parlamentares da base e da oposição.

Entre os mais contemplados na nova liberação estão o ex-vereador Paulo Magalhães, do mesmo União Brasil do prefeito Sandro Mabel, com R$ 2,1 milhões, sendo R$ 1,5 milhão para a Fundação Banco de Olhos de Goiás e R$ 300 mil para a Associação de Combate ao Câncer de Goiás. Outros R$ 100 mil foram destinados por Magalhães para reforma da UPA Chácara do Governador e  R$ 200 mil para a construção da USF Santa Fé.

Vereadora de oposição, Kátia Maria (PT) foi contemplada com R$ 1,7 milhão distribuídos em 38 destinações, sendo a maioria para execução direta da SMS. Do mesmo partido, Fabrício Rosa aparece com R$ 966 mil destinados a equipamentos próprios da saúde e ao Hospital Araújo Jorge.

Já a vereadora Aava Santiago (PSDB) é atendida com uma destinação de R$ 298 mil.

Parlamentares da base estão entre os maiores atendidos. Isaías Ribeiro (Republicanos) garantiu R$ 1,2 milhão, com destaque para R$ 900 mil destinados a mutirões de saúde. Denício Trindade (MDB) tem mais de R$ 700 mil na programação de execução.

Execução de R$ 16 milhões

Informações obtidas pela Tribuna do Planalto mostram que a Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Captação (Secap) já executou R$ 16,18 milhões em emendas parlamentares impositivas em 2025. O montante foi destinado a dezenas de entidades, abrangendo desde projetos culturais e esportivos até organizações sociais.

Entre os parlamentares mais beneficiados estão Igor Franco, com R$ 1,52 milhão para o Instituto Leo Moura; Markim Goya, com R$ 2,15 milhões, sendo R$ 1,4 milhão para a Associação Comunidade Batista.

O ex-vereador Bill Guerra teve contemplado uma das maiores cifras. Ele destinou sozinho mais de R$ 1,5 milhão para a Associação Goiana dos Criadores de Zebu, além de destinar junto com o presidente da Câmara, Romário Policarpo, mais R$ 1 milhão para o mesmo destinatário.

As categorias mais beneficiadas até agora são esporte e lazer, com repasses expressivos a federações, associações desportivas e projetos ligados a modalidades como futebol, automobilismo, artes marciais e paradesporto, além de recursos para arte e cultura e destinações à associações comunitárias e organizações religiosas.

Segundo a Secap, a execução das emendas segue o cronograma estabelecido pelo Executivo, com liberações mensais e priorização de entidades que já apresentaram planos de trabalho aprovados.

O órgão considera que a execução é resultado de três meses de trabalho, tendo em vista que a legislação que disciplinou a execução do orçamento impositivo só foi aprovado pela Câmara Municipal no final de maio.

Pesquisa