O ex-governador de Goiás e pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas, Marconi Perillo (PSDB), classificou como uma “vitória do campo goiano” o anúncio do fim da contribuição ao Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), conhecida como Taxa do Agro. Em nota divulgada nesta quinta-feira (19), ele afirmou que a cobrança só foi extinta após pressão de produtores, entidades e parlamentares.
O governador Ronaldo Caiado (PSD) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) anunciaram, durante retorno da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta quarta-feira (18), a extinção da cobrança após três anos de vigência e arrecadação de R$ 2,76 bilhões.
Segundo Marconi, a taxa sempre foi considerada injusta pelo setor produtivo e que muitos evitaram críticas por receio de retaliações políticas, mas afirmou que nunca se calou e que a pressão pública levou o governo estadual a recuar.
Na nota, o ex-governador defendeu que os valores arrecadados retornem ao setor produtivo por meio de infraestrutura logística, renegociação de dívidas, seguro rural e assistência técnica. Ele destacou o agravamento da crise no campo, com queda nos preços da soja, juros elevados no crédito rural e aumento da inadimplência, além do crescimento dos pedidos de recuperação judicial.
“A taxa acabou, a conta continua aberta. E ela precisa ser paga a quem sempre pagou: quem produz, quem acorda antes do sol, quem carrega Goiás nas costas”, afirma o tucano.
Marconi também criticou o governador ao lembrar que, quando candidato, Caiado prometeu não criar imposto sobre o agronegócio. Segundo ele, a cobrança arrecadou bilhões e agora estaria sendo apresentada como benefício. “Não é presente. É devolução”.
Resposta política













