skip to Main Content

Mensagens de celular estimulando bons sentimentos auxiliam no controle da pressão arterial

Estudo voluntário realizado com 100 pacientes de unidade de tratamento de hipertensão revela melhora significativa na saúde vascular com o recebimento regular de mensagens promotoras de gratidão, perdão, otimismo e propósito de vida


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 11/04/2024 - 11:33

Misturando medicina e espiritualidade, uma pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) sugere que mensagens de celular contendo estímulos positivos podem contribuir para o controle da pressão arterial. Realizada com 100 pacientes da unidade de tratamento de hipertensão da universidade, a investigação demonstrou que o grupo que recebeu tais mensagens experimentou uma melhora significativa na saúde vascular.

A cardiologista Maria Emília Figueiredo Teixeira, líder do estudo, explicou que durante 84 dias os participantes foram divididos em dois grupos, um que recebeu as mensagens e outro que não. Ao final do período, os resultados foram comparados, revelando que o grupo que recebeu as mensagens apresentou uma redução na pressão arterial semelhante àquela proporcionada por medicamentos reguladores da pressão.

“Fizemos a média da pressão do grupo controle e do grupo intervenção. No grupo intervenção houve uma queda de pressão de 13 para 12 por 8. Parece pouco, mas é o que muitos medicamentos conseguem fazer isoladamente e é mais do que a prática de exercícios ou a redução do sal da dieta consegue fazer”, detalhou a cardiologista.

Durante o estudo, os participantes do grupo que recebeu as mensagens diárias foram expostos a estímulos de gratidão, perdão, otimismo e propósito de vida, por meio de vídeos, citações para reflexão, tarefas com perguntas a serem respondidas e avisos de ‘dia de folga’.

A pesquisa contou com a participação de 18 pesquisadores, incluindo orientadores e alunos, como Weimar Kunz Sebba Barroso, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), e Álvaro Avezum, diretor científico do departamento de espiritualidade em medicina cardiovascular da SBC.