skip to Main Content

Nova vacina contra Covid-19 para público específico já está disponível

Monovalente SpikeVax protege contra variantes recentes do vírus como a XBB.1.5, e pode ser encontrada em todas as salas de imunização do município para grupos com risco de desenvolver formas graves da doença ou aqueles que são mais expostos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 28/05/2024 - 18:30

Imunizante protege contra variantes recentes do vírus como a XBB.1.5

Após receber 19 mil doses da vacina monovalente contra Covid-19, a SpikeVax, da empresa Moderna, Goiânia já disponibiliza o imunizante em todas as salas de vacina. Ao todo são 65 salas com funcionamento das 8h às 17h. No feriado e final de semana serão três unidades: Centro Municipal de Vacinação (CMV), Ciams Urias Magalhães e Ciams Dr Domingos Viggiano, no mesmo horário.

A nova vacina protege contra as variantes mais recentes do vírus como a XBB.1.5 e se destina a grupos prioritários, ou seja, pessoas com maior risco de desenvolverem formas mais graves da doença e aqueles que estão mais expostos, como os trabalhadores da saúde.

Conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), entre os grupos prioritários estão crianças entre 6 meses de 4 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades.

As pessoas de 60 anos ou mais, imunocomprometidas, gestantes e puérperas tomarão uma dose a cada seis meses, os demais grupos somente uma dose ao ano. É preciso ter intervalo mínimo de 3 meses da última dose da Covid-19 para receber a nova vacina.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade com CPF. A dose produzida pela Moderna pode ser administrada conjuntamente a outras vacinas, exceto a da dengue.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Marília de Castro, alerta para a segurança proporcionada pela nova vacina. “Sabemos que não há mais uma epidemia de Covid-19, mas a vacina continua sendo a melhor forma de proteger os grupos prioritários e evitar os casos mais graves e até óbitos. Por isso, convocamos todos que estão nesses grupos para que procurem as salas de vacina.”

Vacina XBB.1.5
O perfil de segurança da vacina Covid-19 monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5.

A composição da nova vacina é atualizada para ampliação da proteção do sistema imunológico, induzindo respostas mais eficazes dos anticorpos contra as mutações altamente circulantes.

O MS alerta que as vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas, seguras e passam por um rigoroso processo de controle de qualidade antes de chegarem aos braços da população.

As vacinas Covid-19 tiveram grande impacto na redução da morbimortalidade da doença, tendo evitado muitos óbitos e internações no Brasil desde a sua introdução.

Lista completa dos grupos prioritários
– Pessoas de 60 anos ou mais
– Pessoas imunocomprometidas
– Gestantes e puérperas
– Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI), e seus trabalhadores
– Indígenas
– Ribeirinhos
– Quilombolas
– Trabalhadores da saúde
– Pessoas com deficiência permanente
– Pessoas com comorbidades
– Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos)
– Funcionários do sistema de privação de liberdade
– Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas
– Pessoas em situação de rua