Operação Shamar intensifica combate à violência contra a mulher em Goiás
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) realizou, entre 1º e 29 de agosto, a Operação Shamar, focada no enfrentamento da violência doméstica e do feminicídio. A ação envolveu diversas forças de segurança e atingiu cerca de 560 mil pessoas com atividades preventivas, educativas, ostensivas e repressivas. No período, foram registrados 7.311 boletins de ocorrência e 44 mandados de prisão cumpridos. Além disso, 20.166 medidas protetivas foram acompanhadas, resultando na detenção de 294 pessoas por crimes de violência doméstica.
A operação, articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com o Ministério das Mulheres e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, recebeu um investimento de mais de R$ 2 milhões. Em Goiás, a ação foi coordenada pela Superintendência de Ações e Operações Integradas (SAOI) da SSP-GO.
Além das ações de repressão, a operação incluiu 318 palestras e atividades educativas, destacando a importância da conscientização social no combate à violência contra a mulher. Dados recentes mostram uma redução de 37,5% nos casos de feminicídio em Goiás no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023.
Programas como o Goiás por Elas, que oferece auxílio financeiro e prioriza vítimas em iniciativas sociais, também são parte do esforço estadual para proteger e amparar mulheres em situação de violência.