A primeira pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pelo Portal 6, indica que Antônio Gomide (PT), ex-prefeito de Anápolis, desponta como o favorito na corrida pela prefeitura. No levantamento estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, Gomide aparece com 40,4% das intenções de voto, seguido por Márcio Corrêa (PL) com 33%, e Eerizania Freitas (União Brasil) com 7%. A pesquisa também simulou cenários de segundo turno e coloca o petista numa posição favorável.
Outros candidatos que aparecem na disputa incluem Hélio da Apae (PSDB), com 3,9%, e José de Lima (PMB), com 3,8%. O levantamento também identificou que 7% dos eleitores anapolinos pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 4,9% não souberam ou preferiram não responder.
A pesquisa, realizada entre os dias 1º e 4 de setembro, ouviu 740 eleitores e tem uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais, com um grau de confiança de 95%.
Gomide mantém vantagem em cenários de segundo turno
Em simulações de segundo turno, o cenário continua favorável a Antônio Gomide. Em um confronto direto com Márcio Corrêa (PL), o petista teria 45,7% das intenções de voto, contra 41,9% de Corrêa. Nessa hipótese, 7,2% dos eleitores afirmam que votariam em branco ou nulo, e 5,3% ainda estão indecisos ou preferem não opinar.
Caso o segundo turno seja disputado entre Gomide e Eerizania Freitas (UB), a diferença a favor do ex-prefeito se amplia para 51,6% contra 28,8% de Eerizania. Nesta situação, a pesquisa revela que 13,6% dos eleitores optariam por voto em branco ou nulo, enquanto 5,9% não souberam ou não quiseram responder.
Em um terceiro cenário, em que Márcio Corrêa (PL) enfrentaria Eerizania Freitas (UB), Corrêa aparece com uma expressiva vantagem, com 55,9% das intenções de voto, enquanto Eerizania teria 21,8%. Nesse caso, 15% dos entrevistados declararam intenção de votar em branco ou nulo, e 7,3% permanecem indecisos ou preferem não opinar.
Detalhes da pesquisa
O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 4 de setembro, abrangendo 740 eleitores de Anápolis. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número GO-06042/2024.