Skip to content

Pesquisa aponta Pellozo na liderança em Senador Canedo com Dra. Cristiane em ascensão na disputa


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 13/09/2024 - 11:17

Cristiane Pina passa a polarizar ante a Fernando Pellozo (Foto: Divulgação)

O mais recente levantamento do Instituto de Pesquisas, Comunicação e Marketing (IPCM), divulgado nesta sexta-feira (13), revela um cenário de disputa acirrada na corrida pela Prefeitura de Senador Canedo. O atual prefeito, Fernando Pellozo (União Brasil), lidera com 25,8% das intenções de voto, seguido pela médica Dra. Cristiane Pina, que aparece com 21,6% da preferência do eleitorado, em ascensão na disputa já que há dois meses atrás estava na quarta posição.

Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, a ex-primeira-dama e suplente de senadora Izaura Cardoso (PSD) registra 14,2% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito Divino Lemes (PSDB) tem 10,4%. Outros candidatos, como Welma Lira (PL), alcançam 4,0%, enquanto 18,6% dos entrevistados permanecem indecisos e 5,4% afirmam que não votariam em nenhuma das chapas apresentadas. O candidato Dr. Rangel, da Rede Sustentabilidade, não foi mencionado por nenhum dos entrevistados.

Cenário Espontâneo
No cenário espontâneo, em que os eleitores apontam suas preferências sem que os nomes sejam sugeridos, Fernando Pellozo se mantém na liderança, com 24,2% das intenções de voto. Dra. Cristiane Pina segue de perto, com 20,4%. Em seguida, aparecem Divino Lemes, com 7,8%, Izaura Cardoso, com 7,2%, e Welma Lira, com 3,4%. A pesquisa ainda mostra que um expressivo contingente de 37,0% dos eleitores continua indeciso.

Índice de Rejeição
No quesito rejeição, o ex-prefeito Divino Lemes lidera, com 30,4% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma. Fernando Pellozo tem o segundo maior índice de rejeição, com 21,2%, seguido por Izaura Cardoso, com 12,2%. Os candidatos Welma Lira, Dr. Rangel e Dra. Cristiane Pina apresentam rejeição inferior a 5%. Além disso, 4,0% dos entrevistados declararam que rejeitariam todos os candidatos, e 20,8% ainda não decidiram quem rejeitariam.

Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 6 de setembro de 2024, com 500 eleitores de Senador Canedo. O levantamento tem um nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) sob o número GO-07495/2024, a pesquisa oferece um retrato atual das intenções de voto no município às vésperas das eleições.