As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos“, já estão abertas. As provas serão realizadas em duas etapas, uma em outubro e outra em dezembro, em centenas de municípios de todo o país. Ao todo, são 3.652 vagas abertas em 32 órgãos diferentes.
Para aqueles que querem se preparar para o exame de forma remota, flexível e gratuita, uma ótima opção são os cursos e conteúdos online. A Kultivi, oferece um material completo para facilitar a vida de quem está se preparando para a prova.
O Curso Preparatório para Concurso Unificado cobre áreas essenciais para a prova, como Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Direito e Realidade Brasileira, contemplando os blocos temáticos 8 e 9. Além disso, os alunos têm acesso a estratégias para o dia da prova, dicas de gerenciamento de tempo, e técnicas de estudo eficazes.
Os professores que ministram as aulas têm experiência em instituições de ensino públicas e privadas, com titulações elevadas, como mestres e doutores. Para visualizar as aulas, basta entrar no site da Kultivi (www.kultivi.com) e fazer o cadastro com nome, sobrenome, e-mail e criar uma senha.
Cronograma do Concurso
Uma das novidades é que as provas serão aplicadas em duas fases e datas, seguindo o seguinte cronograma previsto:
Edital e inscrições: Julho de 2025
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Prova discursiva: para habilitados na primeira fase: 7 de dezembro de 2025
Divulgação de resultados: fevereiro de 2026
A convocação para a segunda fase vai respeitar a ideia de nove vezes o número de vagas para cada cargo, tanto para ampla concorrência quanto para vagas reservadas.
Superando a primeira edição, que teve cargos em 21 órgãos públicos, o CPNU 2 amplia o número para 35 órgãos. Os principais cargos e vagas imediatas para nível superior são para Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico (250 vagas) e Analista Técnico de Defesa e Justiça (250), além de cargos nos ministérios das Cidades (15), do Desenvolvimento Agrário (64), do Turismo (8), da Integração e Desenvolvimento Regional (10), da Fazenda (30) e da Pesca e Aquicultura (33). Para inscritos com ensino médio completo, as vagas contemplam instituições como ANP (50 vagas para nível superior e 16 para ensino médio), Anac (70 para médio), Anatel (50 para médio), ANM (80), ANS (20), Antaq (30), ANTT (50) e Anvisa (14), entre outros.