O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, acompanhou nesta quinta-feira (16) a interdição total da ponte localizada na Avenida Toledo, que conecta o Parque Real à BR-153, próximo ao cemitério Jardim da Paz. A medida foi tomada pela Defesa Civil devido ao risco iminente de desmoronamento, intensificado pelas chuvas recentes que agravaram os danos na estrutura da ponte sobre o Córrego Pipa, já interditada parcialmente há um mês.
“Com o risco iminente de desmoronamento na Avenida Toledo, decidimos interditar totalmente a via. Realizaremos um trabalho paliativo de contenção e, assim que o período chuvoso terminar, iniciaremos uma solução definitiva para o problema”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.
A via estava sob monitoramento da Defesa Civil desde o início do ano. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, outros pontos críticos também estão sendo analisados. “Tomaremos as medidas necessárias em locais que apresentem riscos, sempre priorizando a segurança da população”, garantiu.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, a situação da encosta da ponte e do solo pavimentado é crítica. “Precisamos aterrar as cabeceiras da ponte, que estão ocas, para sustentar o asfalto e garantir o tráfego com segurança”, explicou. As máquinas entrarão em operação assim que o clima permitir.
A Seinfra prevê a liberação do trânsito na ponte em até uma semana após o início das obras. Durante o período, rotas alternativas foram sinalizadas pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), incluindo as Avenidas São Paulo, Anápolis e Rudá.
Confira abaixo a imagem com o mapa das rotas alternativas: