skip to Main Content

Postos de Goiás poderão fazer “compensação ambiental”

Adquirindo a quantia mínima de 500 mudas nativas por ano, o posto de combustível estará neutralizando a emissão de 81.570 kg CO2


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 01/09/2023 - 19:30

O termo de cooperação entre as entidades, para amenizar as emissões de carbono, foi firmado no dia 30 de agosto

Os postos de combustíveis em Goiás poderão fazer uma espécie de reparação, com o fito de amenizar os impactos ambientais inerentes à atividade desenvolvida pelo segmento. Isso vai ser possível graças a uma parceria entre o Sindicato do Comercio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goias (Sindiposto), a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e o Projeto Virada Ambiental, da Universidade Federal de Goiás (UFG). O termo de cooperação entre as entidades, para amenizar as emissões de carbono, foi firmado em evento na sede do sindicato, no dia 30 de agosto.

Pela proposta, cada revendedor vai poder adquirir uma “cota” junto ao Projeto Virada Ambiental, coordenado pelo professor Emiliano Godoi, titular da UFG e fundador do projeto. As mudas serão adquiridas junto à própria universidade e plantadas em área de bacias hidrográficas de abastecimento público. Conforme lembrou Godoi em sua exposição quanda da assinatura do acordo, a queima de combustíveis fósseis em todo mundo é a principal causa das emissões de dióxido de carbono (CO2).

O produto revendido no posto de combustíveis possui, portanto, um imenso potencial poluidor. Um litro de gasolina emite 2,3 kg de CO2; um litro de diesel ou óleo combustível emite 2,6 kg de CO2; enquanto o litro de álcool emite 1,7 kg de CO2. “A gente tem consciência do impacto da nossa atividade e, agora, temos, enfim, uma forma de compensar isso de alguma forma”, comemorou o presidente do Sindiposto, Márcio Andrade. A entidade goiana será a primeira do segmento no Brasil a desenvolver esse tipo de atividade de retratação ambiental.

Adquirindo a quantia mínima de 500 mudas nativas por ano, o posto de combustível estará neutralizando a emissão de 81.570 kg CO2. Além disso, terá o certificado da Virada Ambiental (UFG) comprovando a participação na atividade e ainda ganhará pontos para a obtenção do Selo de Sustentabilidade da Amma, o qual poderá gerar, para o estabelecimento, entre outros benefícios, a prorrogação da licença ambiental junto ao município.

Fonte: Sindiposto