Segundo dados da SDU, no período de janeiro a abril deste ano, as equipes da limpeza urbana já recolheram mais de 17,9 toneladas de entulho em Aparecida e a média mensal fica acima das 4,4 toneladas. O descarte irregular é caracterizado como crime ambiental que pode incorrer em reclusão, detenção e multa.
“O lixo descartado irregularmente além de deixar a cidade suja contribui para a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito da dengue. Por isso é importante que os moradores nos ajudem na manutenção da limpeza”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha.
A população deve fazer a sua parte para manter a cidade limpa promovendo a destinação adequada dos rejeitos, restos de árvores e outros materiais. Vale ressaltar que a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) mantém um canal de denúncia anônima disponível nos telefones 3238-7216 e 3238-7217. Há também a possibilidade de denunciar via WhatsApp pelo número 62 98459-1661.
Aparecida de Goiânia também conta com o serviço Disque-Busca que faz o recolhimento e a destinação correta de móveis e eletrodomésticos fora das condições de uso. Para solicitar, o morador entra em contato pelo WhatsApp 62 3545-9969 e fazer o agendamento da coleta. O atendimento funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h.