A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), passou a utilizar, neste mês de julho, um novo modelo para garantir mais agilidade na limpeza de lotes baldios com mato alto, lixo e entulhos. A medida faz parte do conjunto de ações da administração com objetivo de garantir uma cidade mais limpa.
Agora, o monitoramento dos lotes baldios é integrado ao sistema do Imposto Territorial Urbano (ITU). Assim que o terreno é incluído no sistema, o proprietário é informado e tem até oito dias para realizar a limpeza. Caso o terreno permaneça com acúmulo de mato ou resíduos, a fiscalização atua diretamente no local e, se necessário, aciona a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) para executar o serviço. Os custos da limpeza são cobrados posteriormente via ITU.
“Estamos transformando Goiânia em uma cidade limpa. Agilizamos o processo de cuidado com os terrenos e incentivamos os proprietários”, afirma o secretário municipal de Eficiência, Fernando Pertenella.
Escorpiões
Os lotes baldios são motivo de preocupação para a administração pública e população. Em março deste ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou vistorias em lotes baldios no Setor Santo Hilário para combater a proliferação de escorpiões. Durante a ação, equipes da Vigilância em Zoonoses também orientaram moradores sobre medidas de prevenção e controle da espécie.
A dona de casa Carina Silva recebeu a visita dos agentes após sua mãe, de 47 anos, ser picada por um escorpião. “Tenho uma bebê de um ano e estávamos com muito medo. Foi muito bom receber a equipe, ouvir as orientações e ver que eles também inspecionaram o lote baldio ao lado da minha casa, de onde o animal provavelmente veio”, relatou.
Mabel nomeia Ariel Viveiros como Secretário Particular do Gabinete do Prefeito