A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia a partir desta segunda-feira (27) o atendimento ortopédico de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A medida visa descentralizar os serviços, levando a especialidade para os distritos sanitários com maior demanda. Com isso, o atendimento 24 horas em ortopedia será expandido para as UPAs Noroeste, Itaipu, Novo Mundo e Jardim América.
Antes, o atendimento ortopédico era realizado apenas nas UPAs Noroeste, Itaipu e no Centro de Atendimento Integral à Saúde (CAIS) do bairro Vila Nova. O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a importância da reestruturação: “Nós reestruturamos o atendimento ortopédico para oferecer à população mais um ponto de assistência, descentralizando o serviço e contemplando os distritos sanitários com mais demanda”, afirmou.
Além de consultas médicas, o atendimento de urgência e emergência em ortopedia inclui exames de imagem e imobilização provisória de lesões causadas por traumas, como fraturas, luxações e derrames articulares. “São unidades que estão preparadas para comportar os atendimentos, e redimensionamos a equipe médica especialista para garantir a assistência de forma resolutiva e qualificada em todos os pontos, 24 horas”, explicou Pellizzer.
A ampliação do atendimento é uma estratégia para garantir que mais moradores da capital goiana tenham acesso rápido e eficaz aos cuidados ortopédicos, especialmente em casos de urgência.