Skip to content

Prefeitura de Goiânia criará gerência de estudos de mudanças climáticas

Departamento coordenado pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) será responsável pela elaboração de estudos para verificar impactos das mudanças climáticas e apontar soluções no âmbito do município de Goiânia


Redação Tribuna do Planalto Por Redação Tribuna do Planalto em 06/06/2024 - 15:15

Objeteivo é estudar os impactos provocados por desastres ambientais extremos. Foto: Secom

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) anunciou a instituição de uma gerência de estudos de mudanças climáticas, para estudar os impactos provocados por desastres ambientais extremos, como secas, estiagens, inundações e enchentes.

A determinação da criação de um departamento para gerir a política sobre eventos climáticos partiu do prefeito Rogério, consciente de que se faz necessário a tomada de ações voltadas para a conservação e preservação do meio ambiente, no município de Goiânia, como forma de mitigar eventos que venham causar impacto na vida e no dia a dia da população.

“Sempre digo que podemos transformar Goiânia na cidade mais verde do planeta. Queremos chamar a atenção de toda a população para a importância da preservação, do cuidado com o meio ambiente e da responsabilidade de cada um nesse processo”, pontua o prefeito.

O anúncio da criação da gerência foi feito na manhã desta quarta-feira, pelo presidente da Amma, Nadim Neme, durante ato em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado no Núcleo Socioambiental do Parque Macambira Anicuns, no Setor Novo Horizonte, sob organização da Amma. “Esamos protocolando ofício, junto à Secretaria de Governo, para que a Amma constitua uma gerência de estudos de mudanças climáticas”, afirmou.

Nadim Neme, que representou o prefeito Rogério no evento, reafirmou o compromisso da Prefeitura com o meio ambiente, com a implantação de programas como o Disque-Árvore, ArborizaGyn e o Rearboriza, coordenados pela Amma, ações que confirma Goiânia como a capital mais verde do Brasil e a segunda do mundo, atrás apenas de Edmonton, no Canadá. O coroamento veio com a celebração do título de Cidade Árvore do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e Fundação Arbor Day.

Com a criação da gerência de estudos de mudanças climáticas, o titular da Amma adiantou que serão produzidos estudos sobre o tema, por técnicos capacitados da Amma, que já começaram a apresentar sugestões e estudos preliminares de projetos a serem implantados em Goiânia.

“Estamos, na verdade, trabalhando no que podemos chamar de Dia Mundial da Saúde do Planeta Terra, porque acho que o meio ambiente reflete justamente a saúde do nosso planeta”, disse Nadim Neme. “Esse o ponto que devemos refletir, sobre como está o nosso planeta, o que devemos fazer para mitigar o avanço da urbanização, o que podemos estudar para poder dar sustentabilidade na evolução urbana, no agronegócio, e também sobre como devemos criar sintonias que protejam ainda mais os nossos rios, o crescimento populacional, com descarte irregular de resíduos, com criação de políticas públicas”.

Para ele, o Dia Mundial do Meio Ambiente serve como processo de conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade, da educação ambiental, como forma de deixar um legado para as próximas gerações. “Esse é um trabalho que a Amma desenvolve todos os dias, e que continua durante este mês de junho”, pontuou Neme, que destacou o envolvimento de todos os servidores da Amma.

O superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma, Ormando Pires, fez durante o evento um balanço das ações e projetos desenvolvidos pelo órgão, na gestão do prefeito Rogério. Ao mesmo tempo, propôs uma reflexão sobre o que o poder público e a sociedade têm feito em favor do meio ambiente e o que pode avançar frente às mudanças climáticas, pensando nas próximas gerações.

“É justamente em situações adversas que precisamos nos posicionar sobre o assunto, intensificando as nossas ações, e aí tenho que reconhecer e valorizar o envolvimento do corpo técnico, operacional, apoio e administrativo e direção da Amma. Nesta gestão do prefeito Rogério, muito se fez nessa área ambiental, que deveria ter sido feito há décadas”, afirmou Pires.

Ao destacar que a atual gestão plantou 400 mil mudas de árvores, salientando que o último levantamento oficial mostrou que, em 2007, havia 950 mil árvores em Goiânia, Ormando Pires classificou como “algo muito grandioso que tem que ser comemorado”. “Não é à toa que a ONU voltou os olhos para Goiânia, em reconhecimento ao comprometimento da atual gestão com o meio ambiente, valorizando essa conquista. No caso, a capital foi reconhecida como Cidade Árvore do Mundo”, apontou.

Redação Tribuna do Planalto

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa