Buscando orientar pais, responsáveis e motoristas sobre comportamentos que comprometem a segurança no trânsito, especialmente nos horários de entrada e saída de alunos, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), realiza ações educativas nas portas de escolas públicas e privadas da capital durante as duas primeiras semanas de agosto.
Ao todo, 30 agentes de trânsito atuam de forma orientativa nos arredores das instituições de ensino, com distribuição de materiais educativos e reforço da presença no entorno escolar. Durante as abordagens, agentes de trânsito e educadores conversam com condutores sobre cuidados necessários na região, como evitar paradas em fila dupla, respeitar a sinalização, manter a calma em momentos de maior fluxo e utilizar corretamente os dispositivos de retenção infantil.
De janeiro a julho deste ano, em Goiânia, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito registrou 1.974 autuações por parada em fila dupla, 267 por transporte de crianças sem cadeirinha e 70 por uso indevido do pisca-alerta fora de situações de emergência. Embora esses números não sejam específicos do entorno escolar, refletem condutas observadas nesses locais de forma recorrente, e que colocam em risco a integridade de crianças, pedestres e demais motoristas.
“Nosso foco é educar. Não queremos punir pais que estão, muitas vezes, apressados para deixar seus filhos. Mas é importante lembrar que o trânsito é um espaço coletivo e que atitudes impensadas podem causar acidentes graves, especialmente em áreas escolares”, afirma o titular da SET, Tarcísio Abreu.














