skip to Main Content

Prefeitura instala novos abrigos para corujas

Objetivo é de proteger as aves e seus ninhos da chuva, do sol, de predadores naturais e da ação de vândalos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 13/05/2024 - 16:45

Comurg instala sete novas casinhas de madeira por bairros de Goiânia. Foto: Luciano Magalhães

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), instalou na semana passada duas novas casinhas para corujas na Capital. O bairro contemplado foi o Residencial Buena Vista II, com duas unidades.

Nos últimos dias, outros cinco abrigos foram entregues no Setor Flamingo (duas unidades), Setor das Nações, Vila Redenção e Setor Solange Park, com uma unidade cada. Com isso, o número de moradias para corujas nas praças públicas subiu para 72.

“A Casinha da Coruja é uma iniciativa da gestão Rogério Cruz, que foi abraçada com muito carinho pela população e, principalmente, pelas corujinhas buraqueiras, que rapidamente tomam posse do abrigo”, afirma o presidente da Comurg, Rodolpho Bueno.

Os abrigos são construídos e instalados pela equipe da Marcenaria da Comurg. A madeira utilizada é reciclada, proveniente das árvores que caem na cidade. “Um trabalho 100% sustentável que auxilia na manutenção da espécie”, explica Bueno.

As estruturas protegem as corujas e seus ninhos da chuva, do sol, de predadores naturais, como águias e falcões, e, principalmente, da ação de vândalos que insistem em atacar os ovos.

“Recebemos solicitações diárias de todas as regiões de Goiânia de novas casinhas para corujas. Estamos estudando as prioridades e trabalhando para aumentar a rede de suporte a esses animais que tanto nos cativam”, destaca o prefeito Rogério, que determinou a instalação das casinhas quando assumiu a gestão, em 2021.