A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024, popularmente conhecido como Enem dos Concursos, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi um grande sucesso, reunindo 970.037 candidatos em 228 cidades para disputar 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.
O MGI divulgou a relação atualizada de candidatos por vaga, considerando apenas os presentes durante a aplicação. Segundo Pedro Assumpção, membro do Grupo Técnico Operacional do CPNU, essa relação não deve ser vista como um número absoluto, já que os candidatos selecionam cargos prioritários dentro de blocos temáticos.
Essa estratégia permitiu que os candidatos no Enem dos Concursos, se inscrevessem para várias vagas dentro do mesmo bloco, aumentando suas chances de ingresso na administração pública. Por exemplo, o cargo de Tecnologista em Meteorologia ou Ciências Atmosféricas (MAPA) teve 581 presentes disputando 40 vagas, resultando em uma média de 14,5 candidatos por vaga. Em contraste, o cargo mais concorrido foi o de Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas (IBGE), com 14.191 presentes para apenas 1 vaga.
O cargo que atraiu o maior número de candidatos foi o de Analista Técnico-Administrativo (AGU), com 156.622 presentes disputando 90 vagas, gerando uma média de 1.740,2 candidatos por vaga. Essa dinâmica mostra como o CPNU promove maior acesso e oportunidades na esfera pública no Enem dos Concursos.















