O vereador Professor Edward Madureira (PT) oficializou, nesta quinta-feira (19), o retorno ao exercício do mandato na Câmara Municipal de Goiânia. O parlamentar encaminhou ofício à Casa comunicando o encerramento antecipado da licença e a retomada das atividades legislativas.
Edward havia solicitado afastamento no início de março por um período de até 120 dias, com o objetivo de se dedicar à organização de sua pré-campanha para as eleições de 2026. No entanto, decidiu antecipar a volta após pouco mais de duas semanas. Até o momento, não há informação sobre o que motivou o retorno antes do prazo inicialmente previsto.
Durante a licença, a suplente Professora Ludmylla Morais (PT) foi empossada e passou a exercer o mandato no Legislativo goianiense. Com a volta do titular, ela deixa a vaga.
Vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Ludmylla teve cerca de 2,9 mil votos nas eleições municipais e ocupa a primeira suplência da chapa petista. Em sua breve passagem pela Câmara, reforçou pautas ligadas à educação pública e à valorização dos profissionais da área.
Nos bastidores, o movimento de Edward é interpretado como um ajuste de estratégia política. À época do afastamento, ele indicava que intensificaria agendas pelo interior do Estado, ainda sem definição sobre disputar o Governo de Goiás ou uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026.
Com o retorno, Edward reassume sua cadeira e volta a integrar a bancada do PT na Câmara de Goiânia.