A partir de março até junho de 2024, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, será palco de uma série de exposições e atividades culturais. O projeto, denominado “Ocupa MAC”, será aberto ao público nesta terça-feira, 05, às 21h.
A iniciativa é promovida pela Arte Plena Produção, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, implementada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e em parceria com a Secretaria de Estado da Retomada.
O projeto será dividido em dois módulos principais: “Percursos Plurais” e “Presente e Futuro”. Sandro Torres, um dos curadores do projeto, enfatiza que ocupar um museu público exige a responsabilidade de considerar a diversidade e as múltiplas formas de expressão.
Antonio da Mata, também curador da Ocupação MAC, explica que o projeto buscou abordar questões contemporâneas, mas com um recorte ampliado, privilegiando alguns artistas locais que transcenderam seus legados.
Durante toda a exposição, os organizadores promoverão ações educativas e visitas guiadas para grupos, com o objetivo de conduzir o público e otimizar a experiência de apreciação da arte.
O primeiro módulo do projeto será a múltipla mostra Percursos Plurais, com oito montagens simultâneas. Assinam as obras:
Arthur Bispo do Rosário: artista expõe um conjunto expositivo itinerante, em parceria com o Sesc Goiás, traz uma mostra multissensorial com atividades educativas;
Mauricinho Hippie: o performer que desfilou sua espontaneidade pelas ruas de Goiânia há algumas décadas será homenageado com a apresentação de três figurinos inéditos confeccionados especialmente para esse momento pelo designer Theo Alexandre, da marca autoral Thear;
Yashira: artista que vive no interior de Goiás e ainda produz suas obras como manifestos à natureza e pela paz no mundo;
Gilva Cabral: um dos principais escultores em atividade, com currículo internacional;
Iza Costa: exposição póstuma, com obras do acervo particular da artista, que resguarda toda força e autenticidade que caracterizava sua produção;
Grupo de Mulheres Gravadoras: destaca as prodigiosas e talentosas artistas dessa linguagem, de Goiás e do Brasil;
Anna Carolina Cruz e Ana Rita Rodrigues: arquiteta e publicitária, com uma poética montagem intitulada “um novo olhar”, uma reflexão sobre a cidade;
Grupo independente de fotógrafos do projeto Deriva do Bem, organizados pelo arquiteto e professor Bráulio Vinícius, com um poético conjunto de fotos, resultado de suas viagens por Goiás.












