skip to Main Content

Projeto que torna corrida de rua Patrimônio Cultural de Goiânia é aprovado em 1º votação


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 18/04/2024 - 09:25

A Câmara Municipal de Goiânia deu um importante passo para o reconhecimento da corrida de rua como Patrimônio Cultural Imaterial do Município. O projeto de lei de autoria do vereador Wellington Bessa (DC), foi aprovado em primeira votação na última quarta-feira (17).

A iniciativa visa fortalecer a prática esportiva na capital goiana, atraindo atletas, empresas e organizadores de eventos. “A corrida de rua já é uma realidade consolidada em Goiânia, com pessoas de todas as idades participando. Reconhecer esse esporte é dar voz aos nossos atletas que se dedicam e representam nossa cidade em grandes competições, como a tradicional Corrida de São Silvestre”, ressalta Bessa.

Além de incentivar a atividade física, o parlamentar também destaca os benefícios da corrida para a saúde e o bem-estar da população. “Promover o esporte é contribuir para que as pessoas tenham mais saúde. A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de diversas doenças, como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, e também na saúde mental dos praticantes”, argumenta.

Nos últimos anos, Goiânia se tornou referência na organização de grandes eventos esportivos, figurando no mapa nacional. A cidade já recebeu competições como a Meia Maratona Internacional de Goiás, a Maratona Internacional de Goiânia e a Corrida Sesi Trabalhador.

“Empresários de todo o Brasil estão apostando em Goiânia como sede de eventos esportivos. O projeto de lei vem fortalecer esse segmento, atraindo turistas e investidores do setor fitness, o que gera um impacto positivo na economia local e na criação de empregos”, complementa Bessa. O projeto de lei segue agora para análise da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal.