skip to Main Content

Propostas beneficiam vida e bem-estar dos animais

Tramitam na Câmara Municipal de Goiânia propostas que buscam assegurar o bem-estar dos animais

Por Redação Tribuna do Planalto - 16/06/2022

Da redação

De autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), um projeto de lei trata de animais esquecidos em carros por seus donos. Para enfrentar a questão, sugerem-se colocação de cartazes impressos e emissão de avisos sonoros em shoppings, supermercados, estacionamentos e centros comerciais, alertando tutores sobre o esquecimento de seus pets no interior dos veículos.

Ao justificar a importância da proposta, a vereadora lembra relatório da ONG Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta), apontando que “em um dia com temperatura de 25 graus, um carro pode facilmente atingir entre 37 e 39 graus, tornando-se armadilha mortal para qualquer criatura viva”.

Também de autoria de Sabrina Garcez, outro projeto de lei propõe instituir a Campanha Dezembro Verde. O objetivo é promover conscientização contra abandono de animais e sobre a importância da guarda responsável. A matéria defende que estratégias de educação e conscientização levam à redução do abandono dos bichos.

Campanha em favor da vida animal também é teor de projeto de lei apresentado pelo vereador Leandro Sena (PRTB). Ele propõe que escolas públicas realizem palestras e ações para estimular adoção de animais abandonados.

De iniciativa da vereadora Luciula do Recanto (PSD), dois projetos têm como foco a saúde de animais em Goiânia. Uma das propostas determina apreensão de equipamentos e instrumentos utilizados para transporte e comercialização ilegais de animais, além dos próprios bichos vítimas da conduta criminosa.

Já outro projeto altera a lei complementar nº 14/1992, a fim de garantir o direito de pessoas que queiram oferecer água e ração para animais de rua que perambulam em espaços públicos, sem que sejam impedidos por qualquer agente público ou cidadão.

Castração

O vereador Marlon (Cidadania) apresentou matéria para instituir o Dia Municipal de Castração Animal, no Calendário Oficial de Eventos do Município – a ser realizado, anualmente, na última terça-feira de fevereiro.

“O Dia Mundial da Castração (World Spay Day) é uma campanha promovida por ONGs de proteção animal no mundo inteiro e tem como objetivo acabar com abandono de animais nas ruas”, explica o parlamentar.

Back To Top