O Republicanos divulgou nota para negar que tenha fechado apoio à pré-candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL). O partido também rejeitou a informação de que teria negociado a indicação do presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, ao Supremo Tribunal Federal (STF) como condição para uma aliança.
A manifestação foi feita depois da publicação de reportagem apontando que o apoio a Flávio estaria selado. Na nota, o Republicanos afirma que Marcos Pereira esteve com o senador pela última vez há mais de um mês e que as conversas foram “inconclusivas”. “A reportagem é absolutamente inverídica sob todos os aspectos”, diz o texto.
O partido informou que iniciou consultas às suas bases, incluindo bancadas, executivas estaduais e apoiadores, para definir o posicionamento na eleição presidencial de 2026. Segundo a nota, uma pesquisa encomendada pela legenda foi apresentada na última sexta-feira, em São Paulo, a uma parte da bancada paulista.
A sondagem, segundo o Republicanos, indicou um cenário desfavorável à pré-candidatura de Flávio dentro da própria legenda. O texto afirma que Marcos Pereira detectou, de forma preliminar, “um sentimento de frustração à pré-candidatura de Flávio” e uma indicação de preferência pela neutralidade nas eleições.
Apesar de negar o acordo com Flávio, o Republicanos também afastou qualquer possibilidade de apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O apoio a Lula está completamente descartado”, afirma a nota.
A legenda informou que novas reuniões semelhantes à realizada em São Paulo ocorrerão ao longo do mês. A decisão final, segundo o partido, será tomada em convenção nacional em Brasília.
Em Goiás, a indefinição nacional interessa diretamente à base do governador Daniel Vilela (MDB). O Republicanos integra o grupo governista no Estado e tem relação política com o ex-governador Ronaldo Caiado (PSD), também colocado na disputa presidencial pelo campo da direita.
A nota reforça que a prioridade imediata do partido é ouvir suas bases antes de definir o caminho nacional. Até lá, o Republicanos tenta evitar que articulações preliminares sejam tratadas como decisão fechada.















