Skip to content

Risco de tornado deixa São Paulo em alerta após tempestade de granizo; entenda

Formação de ciclone extratropical favorece temporais severos; aulas foram suspensas em municípios de cinco regiões nesta sexta-feira (11)


Por Carlos Nathan Sampaio em 11/09/2026 - 10:28

Risco de tornado deixa São Paulo em alerta após tempestade de granizo entenda
(Foto: Reprodução)

O risco de tornado deixou São Paulo em alerta após uma tempestade de granizo atingir Presidente Epitácio e outras áreas do estado nesta quinta-feira (10). A Defesa Civil reforçou o monitoramento diante da formação de um ciclone extratropical no litoral do Paraná, fenômeno que poderá provocar chuvas intensas, rajadas de vento e queda de granizo entre esta sexta-feira (11) e sábado (12).

As condições mais severas são esperadas principalmente nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva, Sorocaba e Registro. Por estarem mais próximas do Paraná, essas áreas poderão sentir com maior intensidade os efeitos associados ao ciclone. Segundo as informações divulgadas, o cenário meteorológico também favorece a formação pontual de tornados, mas isso não significa que o fenômeno ocorrerá necessariamente em todas as localidades sob alerta.

Em Presidente Epitácio, moradores registraram pedras de gelo de grande tamanho atingindo casas, ruas e veículos. Vídeos publicados nas redes sociais mostram o granizo se quebrando ao tocar o solo e atingindo o telhado de uma residência.

As tempestades também foram acompanhadas por rajadas fortes de vento. Até as 13h45 de quinta-feira, Piraju havia registrado uma ventania de 88,6 km/h. Também foram observadas rajadas em Paulínia, com 75,6 km/h; Itirapina, com 70,8 km/h; Barra Bonita, com 68 km/h; e Bauru, com 63 km/h.

Na capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou todas as regiões em estado de atenção para alagamentos. Em setembro, o volume acumulado havia chegado a 95,9 milímetros, aproximadamente 45,3% acima dos 66 milímetros esperados para o período.

Diante do risco, o governo estadual suspendeu as aulas nesta sexta-feira em municípios das regiões de Presidente Prudente, Marília, Itapeva, Sorocaba e Registro. A medida também alcançou Etecs e Fatecs. As escolas estaduais permaneceriam abertas somente com as equipes de gestão para orientar as famílias.

Um Gabinete de Crise foi instalado às 14h desta sexta-feira para acompanhar o avanço das tempestades e coordenar eventuais respostas. A estrutura reúne Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, órgãos de transporte e recursos hídricos, além de concessionárias de serviços essenciais. O monitoramento deve continuar até a tarde de sábado, com possibilidade de atualização dos alertas conforme o deslocamento das chuvas.

Pesquisa
Eleições 2026
Resultados oficiais a partir das 17h de Brasília1º turno · resultados oficiais a partir das 17h
00dias 00horas 00min 00seg
Presidente
Aguardando dados…
Governador
Aguardando dados…
Senador
Aguardando dados…
Acompanhar apuração completa