A secretária municipal de Governo, Sabrina Garcez, participa nesta terça-feira (19) de uma reunião na presidência da Câmara Municipal de Goiânia com vereadores da base e membros da Mesa Diretora para discutir a situação das emendas impositivas e os entraves que ainda impedem a retomada dos pagamentos pela Prefeitura de Goiânia.
O encontro ocorre dias após a articulação realizada no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), que ajudou a reduzir momentaneamente a tensão entre parlamentares e o Paço Municipal. Na semana passada, representantes da prefeitura, da Câmara e técnicos do tribunal discutiram as adequações exigidas pelos órgãos de controle para liberação das emendas parlamentares, especialmente relacionadas à transparência e rastreabilidade dos recursos.
Nos bastidores, vereadores seguem pressionando o Executivo por um cronograma mais claro para os pagamentos. A preocupação envolve principalmente entidades sociais, ações comunitárias e serviços nos bairros que dependem diretamente da execução das emendas. O tema também ganhou peso político diante da proximidade do calendário eleitoral de 2026.
Atualmente, os pagamentos seguem suspensos após recomendação do Ministério Público de Contas junto ao TCMGO. A Prefeitura de Goiânia sustenta que já realizou os ajustes técnicos necessários e aguarda validação final da nova plataforma criada para atender às exigências estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal e pelos órgãos de fiscalização.
A reunião desta terça é tratada internamente como mais uma tentativa de manter o ambiente político sob controle enquanto a prefeitura tenta destravar definitivamente a execução financeira das emendas parlamentares.
Leia mais:
Articulação no TCM acalma Câmara e dá trégua ao Paço sobre emendas














