skip to Main Content

Saiba como identificar a incontinência urinária em mulheres

Urologista, esclarece causas, diagnóstico e tratamentos disponíveis para que as mulheres identificam o problema e saibam como agir diante dos sintomas da incontinência urinária


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 07/05/2024 - 15:15

O diagnóstico da incontinência urinária começa com uma consulta detalhada, onde o médico avalia os sintomas e histórico

Perda de urina involuntária ao tossir, dar risada ou fazer esforço. Muitas mulheres passam por essas situações, silenciosamente, e, muitas vezes, por vergonha, acabam convivendo com elas, durante toda a vida. Com chegada do mês das mães, é crucial destacar uma condição que afeta milhões de mulheres ao redor do mundo: a incontinência urinária. Estudos indicam que cerca de 25% a 45% das mulheres sofrem de alguma forma de incontinência urinária, com a incidência aumentando com a idade. O Dr. Rodrigo Trivilato, renomado urologista, enfatiza a importância de abordar este tema com a seriedade que merece, especialmente considerando o impacto significativo que pode ter na qualidade de vida das mulheres. “A incontinência urinária não é apenas uma ‘parte normal do envelhecimento’ ou algo que ‘apenas acontece após o parto’. Existem causas tratáveis e nenhuma mulher deve sofrer em silêncio,” afirma Dr. Trivilato.

Diagnóstico da Incontinência Urinária

O diagnóstico da incontinência urinária começa com uma consulta detalhada, onde o médico avalia os sintomas e histórico médico. “Utilizamos também exames físicos e, em alguns casos, testes urodinâmicos para entender a natureza exata da incontinência,” diz Dr. Trivilato.

Tratamentos Disponíveis

Os tratamentos variam desde mudanças comportamentais e fisioterapia para fortalecimento do assoalho pélvico até medicações e, em casos mais severos, procedimentos cirúrgicos. “O tratamento é personalizado de acordo com o tipo e a gravidade da incontinência, além das preferências e condições de saúde da paciente,” explica o especialista.