Para assegurar o fornecimento de água nos 225 municípios onde atua, a Saneago executa, ao longo de todo o ano, um extenso planejamento de ações para enfrentamento à estiagem. Na Região Metropolitana, a Saneago tem priorizado as ações operacionais visando à redução de perdas de água na distribuição. A Companhia tem intensificado os esforços para combater rompimentos de rede, executando varetamento em 610 mil ligações de água, procedimento que utiliza instrumento específico para rastrear vazamentos. A meta para este ano é a substituição de 150 mil hidrômetros volumétricos, somente na capital, e executar a troca de 10.100 ramais na rede de distribuição, para garantir menos desperdício e mais água na torneira.
Entre as ações de enfrentamento ao período de estiagem, a Saneago aumentou o uso do Sistema Day Night, uma solução tecnológica que auxilia na redução das perdas de água na distribuição. No período noturno, o consumo de água é menor, o que aumenta a pressão nas redes de distribuição de água. A companhia instalou 100 novos equipamentos na região Metropolitana, que reduzem gradualmente a pressão do sistema para o patamar mínimo durante o período noturno, e aumentam de maneira gradual no início da manhã. O resultado é a redução de vazamentos e, consequentemente, do desperdício de água. Além de maior vida útil para as redes.
Em Goiânia, há três sistemas produtores de água, que utilizam dois mananciais: o Meia Ponte (captação superficial) e Mauro Borges/João Leite (reservatório). Os sistemas estão interligados, o que possibilita levar água do reservatório João Leite para atender as áreas do Sistema Meia Ponte durante a estiagem, quando a vazão do rio reduz drasticamente devido à escassez de chuvas no período.
Essa importante interligação é o que garante o abastecimento em áreas da cidade, normalmente atendidas pelo Sistema Meia Ponte. A adutora de integração entre os sistemas Meia Ponte e Mauro Borges/João Leite permite o reforço do primeiro em 800 litros por segundo nos momentos de necessidade.