A Secretaria de Saúde de Goiás destaca a urgência da vacinação contra a Influenza, cuja campanha nacional se encerra nesta sexta-feira (31/05). A cobertura vacinal, ainda abaixo da expectativa, preocupa autoridades de saúde, com apenas 30,59% dos grupos prioritários imunizados no estado, em contraste com a média nacional de 36,75%. O apelo é para que os cidadãos busquem os mais de 900 postos disponíveis em Goiás.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, Flúvia Amorim, ressalta a importância da vacinação para prevenir complicações graves da doença, especialmente diante do aumento dos casos de doenças respiratórias no clima frio e seco. Os dados da SES-GO indicam 3.196 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano, com 301 casos de influenza e 26 mortes.
A vacinação foi ampliada desde 2 de maio para toda a população acima de seis meses de idade, conforme recomendação do Ministério da Saúde, visando beneficiar mesmo aqueles fora dos grupos prioritários. Flúvia Amorim enfatiza que a vacinação contribui para reduzir atendimentos ambulatoriais e internações, especialmente durante o clima frio e seco.
Mesmo com o fim da campanha em 31 de maio, a população é encorajada a procurar os postos de vacinação posteriormente, pois a vacina é segura e aprovada pela Anvisa.