A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) e destacou a importância da vacinação contra doenças como gripe (influenza) e covid-19. O clima frio e seco contribui para o crescimento das doenças respiratórias, afetando principalmente crianças e adultos.
Até o momento, Goiás registrou 2.993 casos de Srag, sendo 489 por covid-19 e 257 por influenza. Ambas as vacinas estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde pública. No entanto, a cobertura vacinal para influenza entre os grupos prioritários é de apenas 28,33% em Goiás e 34,24% no Brasil, muito abaixo dos 90% preconizados pelo Ministério da Saúde.
A vacina contra a covid-19 também apresenta baixa adesão, com uma cobertura vacinal bivalente de apenas 15,63% em Goiás e 21,48% no Brasil. Essa vacina está incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, além de ser indicada para grupos prioritários e pessoas com esquemas vacinais incompletos.
O estado de Goiás recebeu 952 mil doses da vacina contra influenza, distribuídas aos municípios, que estão preparados para imunizar a população nas mais de 900 salas de vacinação disponíveis. Em maio, Goiás também recebeu 86.400 doses da vacina monovalente XBB contra a covid-19, do laboratório Moderna, distribuídas a todas as regionais de saúde.
A Campanha de Vacinação contra a gripe, iniciada em 22 de março para grupos prioritários, foi ampliada em 02 de maio para toda a população acima de seis meses de idade. A ampliação da campanha visa beneficiar toda a população e reduzir atendimentos ambulatoriais e internações durante o outono e inverno, quando a transmissão de doenças respiratórias é mais frequente devido ao maior tempo em ambientes fechados.
Para diminuir a possibilidade de agravamento, internação e óbitos, a população deve procurar uma das mais de 900 salas de vacinação em seus municípios e se imunizar contra a gripe e a covid-19.














