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Terminal Cruzeiro recebe força-tarefa para cadastro na Tarifa Social de Energia

Aparecida de Goiânia iniciou nesta segunda-feira, 09, ação para inscrição na Tarifa Social de Energia Elétrica, oferecendo descontos de até 65% na conta de luz


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 10/09/2024 - 08:30

Terminal Cruzeiro em Aparecida de Goiânia recebe força-tarefa para cadastro na Tarifa Social de Energia. Foto: Reprodução

Entre os dias 9 e 20 de setembro, o Terminal Cruzeiro, localizado no Jardim Nova Era, em Aparecida de Goiânia, será o ponto de atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O serviço estará disponível diariamente, das 13h às 19h. Esta iniciativa é parte de uma força-tarefa que visa atingir aproximadamente 400 mil famílias aptas a receber o benefício em Goiás.

A Tarifa Social proporciona descontos significativos na conta de energia para famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos com necessidade de uso contínuo de equipamentos elétricos médicos. Além disso, o cadastro também permitirá que os clientes se inscrevam na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais para clientes que mantêm suas contas em dia.

A ação, que começou em maio no Terminal Isidória, já passou por outros terminais e atenderá 19 pontos de ônibus no total. O cadastro é realizado por ordem de chegada, sendo necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Outros 10 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) nas próximas semanas para garantir que todos os beneficiários sejam atendidos.

“A Equatorial Goiás está comprometida em levar esses benefícios à maior quantidade possível de clientes aptos, apoiando o desenvolvimento do estado e garantindo que mais famílias possam aproveitar os descontos na fatura de energia,” afirmou o gerente de Relacionamento com o Cliente, André Abrão.

Confira o cronograma nos terminais:
Cruzeiro – 09/09 a 20/09
13h às 19h

Goiânia Viva – 23/09 a 04/10
13h às 19h

Garavelo – 37/10 a 18/10
13h às 19h

Maranata – 21/10 a 01/11
13h às 19h

Vila Brasíliam – 04/11 a 15/11
13h às 19h

Veiga Jardim – 18/11 a 29/11
13h às 19h

Recanto do Bosque – 02/12 a 13/12
13h às 19h

Hailé Pinheiro – 16/12 a 27/12
13h às 19h

Trindade – 30/12 a 10/01
13h às 19h

Vera Cruz – 13/01 a 24/01
13h às 19h

Padre Pelágio – 27/01 a 07/02
13h às 19h

Outros pontos
Além dos terminais, é possível realizar o cadastro nas agências de atendimento presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em Assistência Social, os Cras. Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.

A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.

Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.

Quem pode se inscrever
A Tarifa Social de Energia Elétrica beneficia os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.

Onde se cadastrar
– Agências de Atendimento Presencial
– Postos Credenciados de Atendimento Presencial
– Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.
A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.

Descontos

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:
– Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;
– De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;
– De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;
– Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.

As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores
– As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
– De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
– De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.
– Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.

Fique atento!

Vale ressaltar que, para permanecer ativo no programa, é necessário manter o cadastro atualizado. As famílias devem ficar atentas às atualizações periódicas, a cada dois anos, pois as informações do CadÚnico são a base para aprovação e acompanhamento dos beneficiados. Portanto, quaisquer alterações podem impactar diretamente o status dos cadastrados.

O governo convoca o cadastrado para atualizar os seus dados de três maneiras: após dois anos sem atualização; por meio de aplicativos governamentais, SMS ou pelo extrato bancário; e, voluntariamente pelo titular, caso ocorra alguma alteração em seu status.

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