Skip to content

Mais um: terremoto atinge Tonga e gera alerta de tsunami no Oceano Pacífico

Evento ocorre dois dias após um terremoto de magnitude 7,7 em Mianmar, que deixou mais de 1.700 mortos


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 30/03/2025 - 11:13

terremoto em tonga
O arquipélago, localizado no chamado "Círculo de Fogo" do Pacífico é composto por 169 ilhas, sendo 36 habitadas. (Foto: reprodução)

Um forte terremoto de magnitude 7,1 sacudiu Tonga neste domingo (30), levando os EUA a emitirem um alerta de tsunami para a região. O tremor, inicialmente registrado como 6,6, foi revisado pelo Centro de Pesquisa de Geociências da Alemanha (GFZ) e pelo Serviço Geológico dos EUA (USGS). O epicentro ocorreu a apenas 10 km de profundidade, aumentando o risco de danos.

O sistema de alerta de tsunami americano advertiu que “ondas perigosas são possíveis em um raio de 300 km do epicentro”. O terremoto foi sentido em Nuku‘alofa, capital de Tonga, e em Pago Pago, na Samoa Americana. Autoridades locais e internacionais monitoram a situação, mas ainda não há relatos de vítimas ou danos estruturais.

O arquipélago, localizado no chamado “Círculo de Fogo” do Pacífico, composto por 169 ilhas, sendo 36 habitadas — além de ser uma área de intensa atividade sísmica — ainda se recupera do tsunami devastador de 2022, causado pela erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha‘apai. Naquele desastre, três pessoas morreram, mas 80% da população foi afetada, com prejuízos de US$ 182 milhões.

O evento ocorre dois dias após um terremoto de magnitude 7,7 em Mianmar, que deixou mais de 1.700 mortos. A sequência de abalos reforça a vulnerabilidade de pequenos países insulares frente a fenômenos naturais extremos.