skip to Main Content

Treinamento internacional ensina jovens goianos a criarem startups

Por Redação - 07/12/2021

Foto: Divulgação
Entre os dias 7 e 11 de dezembro, o Instituto Promover (Iphac) vai realizar,  um treinamento de sua equipe, que tem como objetivo expandir a rede de trabalhadores jovens preparados para o empreendedorismo de alta qualidade, com ferramentas interativas e tecnológicas, e conectados com mentores inovadores. O projeto Novas Fronteiras é inédito em Goiânia e já entra na grade curricular dos alunos em 2022.
A equipe internacional é composta por 24 animadores juvenis e mentores de seis países europeus e latino-americanos. São eles: Itália, Espanha, Lituânia, Romênia, Peru e Chile. O projeto é realizado em parceria com o Fundo Erasmus+.
Valdinei Valério, presidente do Iphac, está à frente da organização da capacitação e acredita que esse é um passo transformador na educação de jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. Segundo ele, a educação para o empreendedorismo é fundamental para moldar as atitudes e habilidades dos jovens.
Além de focar no mercado de trabalho, a capacitação também vai impactar na vida educacional, social e econômica dos jovens. “Não se trata apenas sobre a criação de negócios, mas do desenvolvimento de uma força de trabalho qualificada, inovadora e empreendedora.
Valdinei ressalva que a iniciativa contribui ainda para preparar o jovem a ser inserido na chamada geração 4.0, que é a combinação de inovações e tecnologias digitais a exemplo da robótica, inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT). “É uma capacitação muito além da inclusão digital. Trata-se de um treinamento que vai conectar o jovem com a nova revolução que está se desenhando, que é a revolução digital”, explica Valdinei Valério.
Goiânia é a última parada da equipe neste ano. Em abril do ano que vem eles seguem para o Chile; depois para o Peru, em julho; viajam para a Romênia, em setembro e finalizam o cronograma na Lituânia, em novembro do ano que vem.
Toda a equipe do Iphac está se preparando para receber a comitiva. Hotel, transporte, alimentação, salas de aula, equipamentos e toda a estrutura necessária já estão organizados para esse treinamento inédito no Estado de Goiás.
Startups
O conceito de startup se trata de uma empresa em fase inicial que possui uma proposta de negócio inovadora e com um grande potencial de crescimento. Podem atuar em qualquer área ou tipo de mercado e, normalmente, utilizam a tecnologia como base. As startups se destacam por três fatores principais: inovação, escalabilidade e flexibilidade. (Toro Blog)
Iphac
O Iphac é um instituto de formação laboral que atende adolescentes e jovens que querem dar o primeiro passo para o mercado de trabalho. Além de Goiânia, o Iphac está em Anápolis, Brasília, Porto Alegre e Espírito Santo.
Erasmus+ 
O Erasmus+ é um programa da União Europeia (UE) nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020. Estes setores podem dar uma contribuição importante para ajudar a enfrentar as mudanças socioeconómicas e os principais desafios que a Europa terá de enfrentar até ao final da década, assim como apoiar a execução da estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego, a justiça social e a inclusão.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top