skip to Main Content

4ª edição do Festival Burger Time será de 14 a 30 de junho

Considerado o maior festival de “sandubas” do Brasil, o evento vai eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer de Goiás


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 20/05/2024 - 15:30

Em 17 dias, expectativa é comercializar mais de 40 mil lanches

A partir de 14 de junho, o público poderá visitar as hamburguerias e os pit dogs de Goiânia e Aparecida de Goiânia, experimentar sanduíches e hambúrgueres, e votar nos melhores de Goiás. É que terá início o Festival Burger Time, que neste ano chega a 4ª edição com inovações nos cardápios e lanches ainda mais saborosos. Serão 17 dias de evento, de 14 a 30 de junho, quando os interessados poderão percorrer todo o circuito gastronômico, que envolve, aproximadamente, 60 pit dogs, hamburguerias, restaurantes e bares. A lista completa, com os nomes dos participantes, endereço e prato concorrente, estará disponível, a partir de junho, no site: www.festivalburgertime.com.br.

Considerado o maior festival de “sandubas” do Brasil, o Burger Time tem como missão, além de eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer, fomentar e apoiar os estabelecimentos participantes, por meio da promoção, capacitação e valorização desses locais. Para este ano, a expectativa dos organizadores é comercializar mais de 40 mil hambúrgueres e sanduíches, impactando, assim, toda uma cadeia produtiva e movimentando a economia local e do estado de Goiás.

É importante destacar que o Festival Burger Time possui duas categorias: pit dogs e hamburguerias. Na primeira concorrem os sanduíches, também conhecidos como X-tudo, X-bacon, X-salada e por aí vai. Na segunda estão hambúrgueres, que são lanches com ‘pegada’ mais gourmet. Todos os estabelecimentos participantes neste ano já foram selecionados, criaram receitas inéditas de sanduíche, no caso de pit dogs, ou de hambúrguer, para hamburguerias, bares e restaurantes, e vão inserir no cardápio da casa no período de realização do evento.

Dinâmica: como votar nos melhores lanches?
O público e os jurados (estes previamente selecionados pela organização do Festival) poderão visitar os estabelecimentos nos 17 dias do Burger Time, experimentar os lanches criados exclusivamente para o evento e votar, de acordo com as duas categorias, por meio de QR Code disponível no display de mesa nos estabelecimentos ou pelo site: www.festivalburgertime.com.br.

Após o período de realização do Festival, os votos são computados, tudo de acordo com empresa de auditoria, e na solenidade de premiação são anunciados os vencedores da edição. Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor sanduíche (pit dog) de Goiás. O anúncio dos vencedores deverá ocorrer em evento previsto para o mês de julho.

Idealizadores e importância
Consolidado no calendário de eventos gastronômicos e econômicos do Estado, o Festival Burger Time foi criado pela coordenadora e produtora de eventos Cynnara Bretas, pelo coordenador administrativo e empresário Mateus Suassuna e pela coordenadora de Gastronomia e chef de cozinha Patricia Garcia, tendo como fundador, ainda, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiás (Sindpit-dog), Ademildo Pereira de Godoy. A coordenação executiva é de Gabrielle Carvalho, coordenação de produção de Cynthia Bretas e coordenação de Parcerias de Cybelle Bretas.

De acordo com uma das organizadoras do Burger Time, Cynnara Bretas, mais do que eleger os melhores sanduíches e hambúrgueres, o festival é relevante por permitir exatamente o intercâmbio entre a tradição dos pit dogs e a nova proposta das hamburguerias. “É um evento democrático, que atende todos os gostos, e permite compartilhar experiências e o que tem de melhor na culinária goiana. Possibilita ainda movimentar os estabelecimentos e atrair novos clientes, dando maior visibilidade à cultura gastronômica do nosso estado”, reforça.

O presidente do Sindpit-dog, Ademildo Pereira de Godoy, destaca que o Burger Time é uma oportunidade de valorização do segmento alimentício e de reconhecimento aos pit dogs, estabelecimentos que geram renda, mais de 25 mil empregos diretos na grande Goiânia, 40 mil empregos indiretos no Estado, e movimentam toda uma cadeia de parceiros, assim como a economia local. “Os pit dogs são patrimônio cultural imaterial de Goiás, uma tradição goiana há mais de 50 anos. A realização de um festival tão representativo, como o Burger Time, mostra que estamos no caminho correto para fomentar, cada vez, o incentivo à nossa atividade”, ressalta.

Realização e apoio
O Festival Burger Time é promovido com recursos do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio das empresas Casa do Pica Pau, Bonfrigo, Zupp e Shopping dos Cosméticos e apoio da Fluir Experiências, responsável pela gestão do projeto. A realização é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Goiás) e do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiânia (Sindpitdog), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo). São parceiros-patrocinadores: Hellmans, Alpha FM, 89 – A Rádio Rock FM, Finotrato, Kerry, Capital Mídias, Virto, Terral, Super Frango, Pepsi Black e Budweiser.