Skip to content

Difícil acreditar: vereadores da Câmara Municipal de Aparecida dedicam sessão à aprovação de projeto sobre caixas de areia

A aprovação do projeto ocorreu na mesma sessão em que o senador Vanderlan Cardoso esteve na Câmara para apresentar uma prestação de contas de investimentos destinados ao município


Por Carlos Nathan Sampaio em 21/06/2026 - 13:41

Difícil acreditar vereadores de Aparecida dedicam sessão à aprovação de projeto sobre caixas de areia
(Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia aprovou, na última quinta-feira (18), o Projeto de Lei nº 193/2025, de autoria do vereador Gleison Flávio, que estabelece diretrizes para a instalação de cercamento e cobertura em caixas de areia localizadas em parques, praças, escolas e demais espaços públicos do município. A proposta busca evitar a contaminação da areia por animais e reduzir riscos sanitários relacionados à transmissão de doenças.

O mérito da iniciativa é difícil de contestar. Ambientes frequentados por crianças devem receber atenção do poder público e medidas de prevenção sempre são bem-vindas. O problema não está necessariamente no conteúdo do projeto, mas na dimensão que ele assume dentro da agenda legislativa de uma cidade do porte de Aparecida de Goiânia.

Com mais de 550 mil habitantes, a segunda maior cidade de Goiás ainda convive com problemas históricos de infraestrutura, crescimento urbano desordenado, mobilidade, drenagem, pavimentação e pressão constante sobre os serviços públicos. Em diversas regiões, moradores aguardam há anos obras básicas que impactam diretamente sua qualidade de vida.

A própria gestão municipal tem reconhecido essa realidade. Recentemente, a Prefeitura informou que dezenas de bairros ainda apresentam deficiência total ou parcial de pavimentação, afetando milhares de famílias que convivem diariamente com poeira durante a estiagem e lama nos períodos chuvosos.

O contraste ficou ainda mais evidente porque a aprovação do projeto ocorreu na mesma sessão em que o senador Vanderlan Cardoso esteve na Câmara para apresentar uma prestação de contas de investimentos destinados ao município. Durante sua participação, o parlamentar destacou cerca de R$ 47 milhões em recursos aplicados em áreas como infraestrutura, saúde, esporte e assistência social. Também citou obras de pavimentação aguardadas há anos em bairros como Rosa dos Ventos e Colinas de Homero, além de recursos destinados ao Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia.

Enquanto o debate externo girava em torno de obras estruturantes, investimentos milionários e desafios que afetam centenas de milhares de moradores, o principal projeto de lei levado à votação pelos vereadores tratava da instalação de cercas e coberturas em caixas de areia.

A situação inevitavelmente levanta questionamentos sobre as prioridades do Legislativo municipal. Afinal, o papel de uma Câmara não é apenas aprovar projetos, mas também refletir as demandas mais urgentes da população. Em uma cidade que cresce rapidamente e enfrenta problemas complexos em praticamente todas as áreas da administração pública, é natural que muitos moradores esperem ver os vereadores discutindo temas de impacto mais amplo.

O projeto aprovado na Câmara de Aparecida pode até melhorar as condições de alguns espaços recreativos. Mas a pergunta que fica é se uma cidade do tamanho de Aparecida realmente precisava ter as caixas de areia como principal pauta legislativa do dia.

Pesquisa