Skip to content

Anapolinos ganham novo espaço dedicado à gastronomia paraense após reforma de ponto tradicional na cidade


Avatar Por Redação Tribuna do Planalto em 03/07/2026 - 15:15

Anapolinos ganham novo espaço dedicado à gastronomia paraense após reforma de ponto tradicional na cidade
(Foto: Samuel Sousa)

Os moradores de Anápolis passam a contar com um novo espaço dedicado à gastronomia paraense e à cultura amazônica. Após ampliar sua estrutura e mudar de endereço, o Empório Paraense inaugura neste sábado (4) sua nova sede no Residencial Araguaia, marcando uma nova fase para um dos estabelecimentos mais conhecidos da cidade quando o assunto é culinária típica do Norte do país.

O empreendimento, que funcionava no bairro Recanto do Sol, ganhou um espaço maior para atender ao crescimento da demanda e ampliar a experiência oferecida aos clientes. A programação de inauguração será realizada das 12h às 20h, com entrada gratuita, apresentação do DJ Edielson e repertório voltado à música paraense.

A mudança acontece em uma cidade que possui forte ligação com o Pará. Segundo dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Anápolis abriga 4.632 pessoas nascidas no estado paraense, formando a maior comunidade de imigrantes de outros estados residente no município. Em Goiás, são mais de 35 mil paraenses vivendo atualmente.

Fundado pela pedagoga Aline Bentes, o Empório Paraense surgiu de forma simples, com a comercialização de açaí fresco em feiras, e ao longo dos anos ampliou o cardápio com pratos tradicionais da culinária amazônica, como tacacá, maniçoba e outras receitas típicas da região Norte. O crescimento do negócio também levou à abertura de unidades em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Para Aline, a inauguração da nova sede representa mais do que a expansão física do empreendimento. “Minha missão sempre foi propagar a cultura do Pará, mostrar que o verdadeiro açaí vem da Amazônia e que nosso povo é acolhedor e festivo. Ver o crescimento e ser abraçada pelos goianos, a ponto de abrirmos novas casas, é a realização de um propósito maior”, afirmou.

Além da proposta gastronômica, o novo espaço busca fortalecer o intercâmbio cultural entre Goiás e a Região Norte, oferecendo aos visitantes um ambiente voltado à divulgação de tradições, sabores e manifestações culturais paraenses. A expectativa é que a nova estrutura amplie o atendimento ao público e consolide o estabelecimento como uma referência da culinária amazônica em Anápolis.

Avatar

O Tribuna do Planalto, um portal comprometido com o jornalismo sério, ágil e confiável. Aqui, você encontra análises profundas, cobertura política de bastidores, atualizações em tempo real sobre saúde, educação, economia, cultura e tudo o que impacta sua vida. Com linguagem acessível e conteúdo verificado, a Tribuna entrega informação de qualidade, sem perder a agilidade que o seu dia exige.

Pesquisa