Skip to content

Prefeitura de Goiânia retira 72 toneladas de lixo e entulho de imóvel de acumulador na Vila Santana

Prefeitura de Goiânia retira 72 toneladas de lixo e entulho de imóvel na Vila Santana após seis meses de reclamações dos moradores


Fábio Prado Por Fábio Prado em 06/08/2026 - 17:35

Prefeitura de Goiânia retira 72 toneladas de lixo e entulho de imóvel de acumulador na Vila Santana
Prefeitura de Goiânia retira 72 toneladas de lixo e entulho de imóvel de acumulador na Vila Santana - Foto: Divulgação

Ação mobilizou equipes de diferentes órgãos municipais para eliminar riscos à saúde pública e atender uma demanda dos moradores.

A Prefeitura de Goiânia realizou, na manhã desta quinta-feira (6), uma ação de limpeza compulsória em imóvel localizado na Rua 6, na Vila Santana. As equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) retiraram 72 toneladas de lixo e entulho, equivalentes à capacidade de seis caminhões. A situação era motivo de reclamações dos moradores havia cerca de seis meses, devido aos riscos à saúde e à segurança da vizinhança.

Também foram eliminados focos de proliferação de insetos e animais peçonhentos, reduzindo os riscos sanitários e proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região.

Moradora da Vila Santana, a autônoma Iara Bandeira Guimarães acompanhou a ação e comemorou o início da limpeza. “Isso representa alívio e sossego para todos nós. Era muita perturbação, sujeira, cães agressivos. Eu me sentia insegura. Foram seis meses lutando para que essa situação fosse resolvida”, relatou.

A intervenção foi definida durante a 43ª reunião da Câmara Técnica de Políticas Integradas do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), após denúncias sobre as condições sanitárias do imóvel. O local também apresentava riscos à vizinhança devido à presença de um cão da raça pitbull solto na via pública.

Além da Comurg, participaram da ação a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), a Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o 38º Batalhão da Polícia Militar e o Centro de Zoonoses.

Moradores que convivem com situações de acúmulo de lixo ou entulho em imóveis particulares podem denunciar à Ouvidoria da Comurg pelo telefone 156 ou pelo aplicativo Prefeitura 24h. A denúncia também pode ser encaminhada à Vigilância Sanitária ou ao Centro de Zoonoses. O acúmulo de resíduos pode gerar riscos à saúde pública e multas aos proprietários.

LEIA MAIS: 

Flávio admite encontro com Vorcaro após prisão e diz que foi encerrar aporte a filme de Bolsonaro

Israel é eleito o país mais impopular do mundo; imagem é manchada por guerra e mortes de civis e jornalistas

Pesquisa