Skip to content

Goiânia entra na rota da palhaçaria preta com festival nacional gratuito

Evento reúne artistas de diferentes estados e propõe ocupação cultural com espetáculos, oficinas e exposição no Orum Aiyê Quilombo Cultural


Dhayane Marques Por Dhayane Marques em 26/08/2026 - 17:24

Festival Kizomba ocupa o Orum Aiyê, em Goiânia, com programação gratuita de palhaçaria preta, circo, música, oficinas, exposição e debates. Foto: Divulgação

Goiânia recebe, entre os dias 4 e 7 de setembro, a terceira edição do Festival de Palhaçaria Preta Kizomba, encontro que reúne artistas circenses negros de diferentes regiões do país em uma programação gratuita voltada à arte, formação e reflexão. As atividades acontecem no Orum Aiyê Quilombo Cultural e transformam o espaço em um território de criação, troca e afirmação cultural.

A proposta do festival parte do conceito de aquilombamento, entendido como estratégia de encontro, fortalecimento coletivo e valorização da cultura afro-diaspórica. No picadeiro, essa ideia ganha forma em espetáculos que combinam técnica e narrativa, conduzindo o público por experiências que transitam entre o humor, a crítica e a memória.

Entre os destaques da programação estão montagens como “Sob(re) a pele”, com Matheus Alcantara, “Quizumba”, com Loi Lima, “Oras Bolas !!!”, com Antonio Mendoza, e “Chica da Silva Yalodê”, com Eliziane Monteiro. A agenda inclui ainda uma noite de Variété, reunindo números de diferentes linguagens circenses, com artistas que exploram acrobacias aéreas, malabares e performances contemporâneas.

A programação se amplia com a exposição “Kizomba: o riso se faz quilombo”, que integra artes visuais ao universo do circo. A mostra apresenta trabalhos de artistas que exploram outras formas de narrativa e reforçam a diversidade estética presente no festival.

Mais do que uma agenda cultural, o Kizomba se posiciona como espaço de construção simbólica. A curadoria propõe o riso como ferramenta crítica e o palco como lugar de protagonismo, onde artistas negros ocupam o centro da cena com autonomia e linguagem própria. A iniciativa também reforça a importância da representatividade e da formação de público, especialmente entre jovens.

Realizado desde 2023, o festival consolida um movimento contínuo de valorização da produção artística negra em Goiás. Nesta edição, o evento presta homenagem ao Mestre Jamelão, referência do circo brasileiro e formador de gerações.

A programação inclui ainda oficinas de palhaçaria, acrobacias aéreas, malabares e arte reciclável, além de rodas de conversa e apresentações musicais. O evento contará com acessibilidade em Libras e ações voltadas à sustentabilidade, como o descarte adequado de resíduos e iniciativas de reaproveitamento.

Serviço

Kizomba: 3º Festival de Palhaçaria Preta
Data: 4 a 7 de setembro
Local: Orum Aiyê Quilombo Cultural, Rua NSM 10, Quadra L, Lote 10, Residencial Nossa Morada, Goiânia
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Programação: espetáculos circenses, noite de Variété, exposição de arte, oficinas, shows musicais e rodas de conversa.

Mais informações: Instagram do Orum Aiyê Quilombo Cultural

Dhayane Marques

Dhayane Marques é jornalista formada pela PUC-GO. Atualmente é Diretora de Programas da TV Pai Eterno e repórter no jornal Tribuna do Planalto e Tribuna de Anápolis, nas editorias de cidades, educação, economia, agro, diversão e arte.

Pesquisa