Skip to content

Flávio admite falhas na saúde durante governo Bolsonaro: “Faço aqui esse mea culpa”

Cobrado sobre a pandemia, senador atribuiu dificuldades à emergência sanitária e defendeu atuação do pai


Domingos Ketelbey Por Domingos Ketelbey em 19/10/2026 - 07:40

Flávio Bolsonaro durante debate da Band (Foto: Reprodução/Band/Leoiran)

O senador e candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) reconheceu neste domingo (18) que a saúde não teve os melhores resultados no governo de Jair Bolsonaro. A declaração ocorreu no debate da Band, depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrar explicações sobre a condução do enfrentamento à Covid-19.

“Eu faço aqui esse mea culpa”, afirmou Flávio. O senador justificou o desempenho pela chegada de uma doença nova e pelas dificuldades para definir como enfrentá-la. 

Lula havia citado o uso de medicamentos ineficazes, a falta de oxigênio em hospitais e as mais de 700 mil mortes registradas no país. O presidente também defendeu a atuação do Sistema Único de Saúde durante a crise.

Apesar de admitir falhas, Flávio preservou a defesa do pai. Disse que Bolsonaro deu o melhor de si e atribuiu ao governo anterior a compra das vacinas aplicadas no adversário. “Tem Bolsonaro dentro do Lula”, provocou.

Disputa pelo modelo de atendimento

A discussão sobre a pandemia se somou ao embate sobre o futuro do SUS. Flávio defendeu atendimento inspirado no Hospital Albert Einstein e citou o médico Claudio Lottenberg como nome para comandar o Ministério da Saúde.

Lula questionou se a proposta abriria caminho para privatizar a rede pública. A suspeita foi levantada pelo presidente durante o confronto, sem que o senador apresentasse a privatização como objetivo do projeto. 

Entre as medidas apresentadas por Flávio estão a integração de informações dos pacientes por prontuário eletrônico, a ampliação da telemedicina e a articulação entre as redes pública e privada. Lula defendeu investimentos no SUS, expansão do Mais Médicos e acesso gratuito a medicamentos pela Farmácia Popular.

Pesquisa
Eleições 2026
Resultados oficiais a partir das 17h de Brasília1º turno · resultados oficiais a partir das 17h
00dias 00horas 00min 00seg
Presidente
Aguardando dados…
Governador
Aguardando dados…
Senador
Aguardando dados…
Acompanhar apuração completa