A Vila Cultural Cora Coralina sediará o curso “Tradição, grafismos, curadoria e expografia dos bancos indígenas do Brasil”, ministrado pelo doutor em Artes Visuais Danilo Garcia, curador da Coleção BEÏ. O evento gratuito acontecerá de 13 a 17 de maio, com duas turmas disponíveis: das 8h30 às 12h30 e das 14h às 18h.
Com foco na arte ancestral como ponto de partida, o curso visa proporcionar reflexões sobre os processos de curadoria e expografia. Os participantes terão a oportunidade de explorar os significados dos grafismos indígenas, com destaque para as técnicas, símbolos tradicionais e desafios enfrentados pelos artistas.
Entre os dias 15 e 17, Mayaware Mehinako, da aldeia Kaupüna – Terra Indígena Xingu (MT), compartilhará seu conhecimento sobre grafismos indígenas, suas técnicas e significados. Como professor e artista reconhecido, Mayaware trará insights valiosos sobre a importância da visibilidade e reconhecimento da arte indígena, além de discutir sua evolução e impacto na geração de renda.
As inscrições para o curso estão abertas e podem ser feitas através do link https://bit.ly/3QsM0yM. Esta iniciativa integra a programação da mostra “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos”, em exibição na Vila Cultura até 26 de maio, proporcionando um mergulho profundo na riqueza cultural e artística dos povos indígenas do Brasil.