A Entidade Centro De Cidadania Negra do Estado de Goiás (CENEG-Goiás), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SECULT-Gyn), organizações sociais e coletivos culturais, realizará o 1º Festival de Solidariedade – Artes Urbanas e Cultura Popular nos dias 1 e 2 de junho. O evento, que visa apoiar as famílias do Rio Grande do Sul, também comemora os 14 anos do ponto de cultura CRJ. A programação terá início às 18h no sábado e às 8h no domingo, na sede social do CENEG-Goiás. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
O festival reunirá uma mostra de cultura popular e artes urbanas, rodas de conversa, shows, feira de economia criativa, lançamentos, homenagens, entrevistas em podcast ao vivo, além de celebrar a ancestralidade de comunidades historicamente excluídas. O CENEG-Goiás está localizado na Av. Independência, nº 41, Setor Morais, em Goiânia. Mais informações estão disponíveis no Instagram @pontodeculturaCRJ, no site www.ceneggo.org.br ou pelo WhatsApp (62) 98416-5395.
14 anos de resistência
O Programa CRJ, iniciado em 2010 através da ocupação cultural de um hotel abandonado, transformou-se em um espaço democrático que atende as demandas da juventude, especialmente dos grupos socialmente vulneráveis como LGBTQIAPN+, comunidade negra, povos tradicionais e grupos periféricos. Este ponto de cultura trabalha com arte, cultura, prevenção às drogas e qualificação profissional, e possui parcerias institucionais com o Governo de Goiás/OVG, Governo Federal/MIC, Tribunal de Justiça-TJ/GO, Ministério Público do Trabalho-MPT/GO, Ministério Público de Goiás-MP/GO, e universidades. O CRJ oferece cursos gratuitos, apoia mais de 100 jovens artistas dos gêneros rap, trap e funk da região de Goiânia e recentemente tornou-se uma editora licenciada para registrar e distribuir obras musicais e literárias.