Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (25), há 11 dias da realização das eleições 2024, aponta que o cenário no município de Senador Canedo é de acirramento, com o prefeito Fernando Pellozo (União Brasil) e a médica dra. Cristiane Pina (Solidariedade), em empate técnico, na disputa. Os dados indicam que o contexto eleitoral no município tem mudado e nomes tradicionais como a suplente de senadora Izaura Cardoso (PSD) e o ex-prefeito Divino Lemes (PSDB), com sinais de desidratação.
Nos números estimulados elaborados pelo Instituto de Pesquisas, Comunicação e Marketing (IPCM), quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista, o atual prefeito Fernando Pellozo (União Brasil), lidera com 26,6% das intenções de voto, seguido de perto por Dra. Cristiane Pina (Solidariedade), que agora aparece com 24,8%, em empate técnico.
Em terceiro lugar está Izaura Cardoso (PSD), com 16%, enquanto o ex-prefeito Divino Lemes (PSDB) soma 7,2%. Welma Lira (PL) registra 3,8% e Dr. Rangel (REDE), 0,2%. Votos em branco ou nulo somam 10%, e 11,4% dos eleitores se declararam indecisos.
No levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são apresentados previamente, Fernando Pellozo também aparece na frente, com 25,8% das menções, seguido novamente por Dra. Cristiane Pina, com 23%, reforçando cenário de acirramento político na reta final da eleição.
Izaura Cardoso surge com 13,6%, e Divino Lemes registra 6,8%. Welma Lira tem 3,2% e Dr. Rangel, 0,2%. Os que não souberam ou não quiseram opinar somam 26,2%, e 1,2% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.
No quesito rejeição, o ex-prefeito Divino Lemes lidera com 32,2% de eleitores afirmando que não votariam nele “de jeito nenhum”. Em seguida, Fernando Pellozo aparece com 22,6% de rejeição, Izaura Cardoso tem 12,8%, Welma Lira 5,2%, Dra. Cristiane Pina 3,6%, e Dr. Rangel 1,8%. 6% dos entrevistados rejeitam todos os candidatos, enquanto 13,6% se disseram indecisos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de setembro de 2024 pelo Instituto IPCM, com 500 entrevistados. A margem de erro é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-00637/2024.